CARTOGRAFIA LINGUÍSTICA:UMA ANÁLISE FONÉTICO-FONOLÓGICO DO FENÔMENO LINGUISTICO – TRANSFORMAÇÃO DO /lh/ EM /i/ NA CIDADE DE BELÉM -PA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Parábola Editora, 2007.
BAGNO, M. Não é errado falar assim! Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2009.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BELINE, R. Variação linguística. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2005.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. 6 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
CÂMARA JR. J. M. História e estrutura da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1975.
COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB (Brasil). Atlas linguístico do Brasil: questionários 2001. Londrina: UEL, 2001.
COUTINHO, I. L. Gramática histórica. 7 ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1982.
COSERIU, E. O homem e sua linguagem. Trad. Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro: Presença; São Paulo: Edusp, 1982. Coleção Linguagem.
CRISTÓFARO, T. S. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2007.
FARACO, C. E. A norma-padrão brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
FARACO, C. E.; MOURA, F. M. Gramática. São Paulo: Ática, 2003.
FREITAG, R. M. K.; SANTOS, A. de O. Percepção e atitudes linguísticas em relação às africadas pós-alveolares em Sergipe. In: LOPES, N. da S.; ARAÚJO, S. S.de F.; FREITAG, R. M. K. (org.). A fala nordestina: entre a sociolinguística e a dialetologia. São Paulo: Blucher, 2016.
GOMES, F. R. R. Cartografia linguística e educação na Amazônia: um estudo semântico-lexical da fala na/da microrregião Marabá/Pará. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará. Belém, 2007.
GUY, G. R.; ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa: instrumento de análise. São Paulo: Parábola, 2007.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SAID ALI, M. Gramática histórica da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1971.
SANTOS, K. B. Análise variacionista da vocalização da lateral palatal em Papagaios MG. 2012. Tese (Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
SILVA, M. do P. S. C. Estudo semântico-lexical: com vistas ao atlas linguístico da mesorregião do Marajó/Pará. 2002. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1985.