CARTOGRAFIA LINGUÍSTICA:UMA ANÁLISE FONÉTICO-FONOLÓGICO DO FENÔMENO LINGUISTICO – TRANSFORMAÇÃO DO /lh/ EM /i/ NA CIDADE DE BELÉM -PA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thamy Saraiva Alves
Lucilinda Ribeiro Teixeira
Maria do Perpetuo Socorro Cardoso Sillva

Resumo

Neste artigo, objetivamos analisar as variantes linguísticas encontradas nos bairros da cidade de Belém, no Estado do Pará, respectivamente uma análise fonético-fonológico do fenômeno linguístico – transformação do /lh/ em /i/. O estudo tem como base o dialetológico, ancorado na Sociolinguística e na Geolinguística, utilizando o método cartográfico na produção de dados fonético-fonológico que envolvem o sujeito em sociedade, contribuindo para registro das variações linguísticas e as influências dessas variantes no âmbito regional, possibilitando mostrar as lexias encontradas na mesorregião de Belém do Pará, num contexto de uma análise das lexias dos sujeitos com o Atlas Linguístico do Brasil e entre os sujeitos das redes de pontos/bairros, que pertencem a microrregião de Belém/Pa, lócus da pesquisa, que constituíram o corpus das análises, que privilegiou o tipo descritivo, numa interpretação quanti-qualitativa. Com base nos aportes teóricos dos autores Bagno (2010); Bortoni-Ricardo (2009);Faraco (2008); Beline (2005); Tarallo (1985); Coseriu (1982), além de pesquisas bibliográficas no Estado do Pará que mostram que nenhuma língua é homogênea, e sim um conjunto de variedades usadas diferentemente de acordo com a época, lugar e características sociais do falante. A relevância da pesquisa ocorre por meio de estudos da linguagem, se justificando nas práticas socioculturais do sujeito, como consequência natural dada à importância das lexias nos aspectos fonético-fonológico para o homem e sua existência, esse sujeito é visto como ser social e epistemológico, portador de uma cultura local ou regional numa determinada comunidade ou região.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Alves, T. S., Teixeira, L. R., & Sillva, M. do P. S. C. (2021). CARTOGRAFIA LINGUÍSTICA:UMA ANÁLISE FONÉTICO-FONOLÓGICO DO FENÔMENO LINGUISTICO – TRANSFORMAÇÃO DO /lh/ EM /i/ NA CIDADE DE BELÉM -PA. Caderno De Letras, (40), 471-486. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.17003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thamy Saraiva Alves, Aluna do Doutourado do programa de Pós Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura - UNAMA

Doutoranda em Comunicação, Linguagem e Cultura pela Universidade da Amazônia, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013), Especialista em Análises Linguísticas e Estudos Literários pela Universidade Estadual do Pará (2011), Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (2010), Graduação em Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado do Maranhão (2009), Possui Cursos livre de Libras, atuando nas temáticas: linguística, literatura, variação linguística, semântica,

Lucilinda Ribeiro Teixeira, Professora nos cursos de Graduação em Letras e Moda; e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (Mestrado e Doutorado) da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora titular da Universidade da Amazônia (UNAMA), exercendo a docência nos cursos de Graduação em Letras e Moda; e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (Mestrado e Doutorado) da UNAMA.

Maria do Perpetuo Socorro Cardoso Sillva, Professora titular no curso de Graduação em Letras , e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Semiótica e Linguística Geral – Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Letras/Linguística – Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA); Especialista em Língua Portuguesa – Universidade Estadual do Ceará  (UECE); Graduada em Letras – Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA); Professora Titular e pesquisadora da Universidade Estadual do Pará (UEPA); Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN) (em curso).

Referências

BAGNO, M. A língua de Eulália: Novela sociolinguística. 16 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Parábola Editora, 2007.
BAGNO, M. Não é errado falar assim! Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2009.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BELINE, R. Variação linguística. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2005.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. 6 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
CÂMARA JR. J. M. História e estrutura da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1975.
COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB (Brasil). Atlas linguístico do Brasil: questionários 2001. Londrina: UEL, 2001.
COUTINHO, I. L. Gramática histórica. 7 ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1982.
COSERIU, E. O homem e sua linguagem. Trad. Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. Rio de Janeiro: Presença; São Paulo: Edusp, 1982. Coleção Linguagem.
CRISTÓFARO, T. S. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2007.
FARACO, C. E. A norma-padrão brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
FARACO, C. E.; MOURA, F. M. Gramática. São Paulo: Ática, 2003.
FREITAG, R. M. K.; SANTOS, A. de O. Percepção e atitudes linguísticas em relação às africadas pós-alveolares em Sergipe. In: LOPES, N. da S.; ARAÚJO, S. S.de F.; FREITAG, R. M. K. (org.). A fala nordestina: entre a sociolinguística e a dialetologia. São Paulo: Blucher, 2016.
GOMES, F. R. R. Cartografia linguística e educação na Amazônia: um estudo semântico-lexical da fala na/da microrregião Marabá/Pará. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará. Belém, 2007.
GUY, G. R.; ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa: instrumento de análise. São Paulo: Parábola, 2007.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SAID ALI, M. Gramática histórica da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1971.
SANTOS, K. B. Análise variacionista da vocalização da lateral palatal em Papagaios MG. 2012. Tese (Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
SILVA, M. do P. S. C. Estudo semântico-lexical: com vistas ao atlas linguístico da mesorregião do Marajó/Pará. 2002. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1985.