THE IMPACTS OF DEVELOPMENTAL DYSLEXIA ON THE PRACTICE OF SECOND LANGUAGE DYSLEXIC TEACHERS

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Aline Fay de Azevedo
http://orcid.org/0000-0002-7180-903X
Gabriela da Cruz Gafforelli

Resumo

Dyslexia is a learning disorder and a neurobiological condition, which means it affects areas of the brain that process language. Dyslexic teachers carry the struggles caused by dyslexia with them to the workplace. Despite the fact that dyslexia may not be considered a positive characteristic, dyslexic teachers show more empathy towards their pupils with learning disabilities and make use of creative coping strategies, which help them overcome their own learning disability in the classroom. Taking these aspects into consideration, the present article was developed with the purpose of throwing light on dyslexic teachers and the impacts of dyslexia in their practice. The aim of this theoretical study was to define dyslexia and to present an overview of this learning disability. Furthermore, we intended to investigate through bibliographical research how dyslexia affects second language teachers in their classroom practice and workplace. To present some strategies teachers can use to cope with dyslexia. Lastly, to design a pamphlet to be used as a guideline for dyslexic teachers.Keywords: dyslexia; dyslexic teachers; foreign language learning; learning disabilities.

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Como Citar
Fay de Azevedo, A., & da Cruz Gafforelli, G. (2020). THE IMPACTS OF DEVELOPMENTAL DYSLEXIA ON THE PRACTICE OF SECOND LANGUAGE DYSLEXIC TEACHERS. Caderno De Letras, (35), 103-121. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17097
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Aline Fay de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica do RS -PUCRS

 Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, atua há mais de 18 anos como professora. Atualmente é a professora responsável pelo LAPREN/Português & Inglês e integrante da comissão coordenadora do curso de Letras na Escola de Humanidades - PUCRS, onde atua como professora adjunta. Integra o grupo de professores nos cursos de pós-graduação em Gestão da Educação, Docência no Ensino Superior (EAD) e Psicopedagogia, ministrando disciplinas sobre Aspectos do desenvolvimento neuropsicológico e aprendizagem e Neurociências: processos cognitivos no ensino superior. É professora da disciplina Ensino de LE e Tecnologia que aborda, entre outros assuntos, Education 3.0 e metodologias ativas. É pesquisadora no projeto ACERTA e Neuroeducação (CNPq) no Instituto do Cérebro (INSCER-PUCRS), onde pesquisa bilíngues e monolíngues disléxicos e as bases neurais da dislexia com o uso de fMRI e é coordenadora do programa English Teaching Assistant promovido pela Fulbright/CAPES na PUCRS. É revisora das revistas Letras de Hoje, BELT, Letrônica e PUCRS Magazine. É examinadora oral da Universidade de Cambridge desde 2003, níveis YLE até CPE. Atuou como coordenadora do Laboratório de Línguas da FALE/PUCRS. Foi mentora acadêmica e professora de inglês na escola de idiomas Cultura Inglesa por 18 anos, onde foi responsável pelo treinamento de professores e assuntos acadêmicos. No colégio Farroupilha atuou como professora de Inglês (Ensino Fundamental e Médio). Em 2011/2012 atuou como professora do curso de Especialização em Ensino da Língua Inglesa: teoria e aplicação, na FAPA. Possui o certificado CPE (Certificate of Proficiency in English) e o diploma DELTA (Diploma in English Language Teaching to Adults).