Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Caderno de Letras
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo
n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo
DOI:
https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35
Publicado:
2020-01-19
Edição completa
PDF
Apresentação
BILINGUISMO E MULTILINGUISMO: PROCESSAMENTO, APRENDIZAGEM E USO DAS LÍNGUAS
Bernardo Kolling Limberger, Mailce Borges Mota, Augusto Buchweitz
7-11
PDF
Dossiê
A INFLUÊNCIA DO PRIMING GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICO EM UMA TAREFA DE DECISÃO LEXICAL EM MULTILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS (L1), INGLÊS (L2) E FRANCÊS (L3)
Aline Behling Duarte, Cintia Ávila Blank
13-25
PDF
UNDERSTANDING COGNATE WORDS IN A FIRST CONTACT WITH ENGLISH
Pâmela Freitas Pereira Toassi, Silvia Hedine de Albuquerque Pereira
27-44
PDF (English)
RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIA DE LEITURA, HABILIDADES LINGUÍSTICAS E ACESSO LEXICAL NA L2
Pietra Cassol Rigatti, Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes
45-58
PDF
Chinese-Portuguese bilingual’s phonological awareness: annotations
Ana Margarida Belém Nunes, Shasha Wu
59-72
PDF (English)
PROCESSAMENTO DE LEITURA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM LÍNGUA ALEMÃ COMO LINGUA ESTRANGEIRA
Nair Daiane de Souza Sauaia Vansiler, Ângela Inês Klein
73-84
PDF
BILÍNGUES E BILINGUISMOS: UMA TAREFA DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO COMO ALTERNATIVA DE AFERIÇÃO DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA E FLUÊNCIA ORAL GLOBAL EM LÍNGUA INGLESA
Joelton Duarte de Santana, Janaina Weissheimer
85-102
PDF
THE IMPACTS OF DEVELOPMENTAL DYSLEXIA ON THE PRACTICE OF SECOND LANGUAGE DYSLEXIC TEACHERS
Aline Fay de Azevedo, Gabriela da Cruz Gafforelli
103-121
PDF (English)
INFLUÊNCIA DE INTERLOCUTORES NA PRODUÇÃO LINGUÍSTICA DE UMA CRIANÇA CODA DURANTE A AQUISIÇÃO BILÍNGUE E BIMODAL
Bianca Sena Gomes, Ronice Muller de Quadros
123-143
PDF
HISTÓRIAS LINGUÍSTICAS DE SURDOS BILÍNGUES DO PAR LIBRAS-PORTUGUÊS
Giselli Mara Silva
145-166
PDF
EMPREGO (E NÃO EMPREGO) DE DETERMINANTES EM TEXTOS ESCRITOS POR SURDOS
Dayane Celestino de Almeida, Deisieli Mirela Libralão de Araújo
167-178
PDF
PORTUGUESE GRAMMAR INSTRUCTION: VIEWS OF HERITAGE AND FOREIGN LANGUAGE LEARNERS
Gláucia Silva
179-194
PDF (English)
FATORES (IN)CONSCIENTES QUE INFLUENCIARAM UMA ÍTALO-BRASILEIRA A USAR PROGRESSIVAMENTE O PORTUGUÊS EM DETRIMENTO DA VARIEDADE ITALIANA
Cristiane Horst, Marcelo Jacó Krug, Simone Raquel Bernieri
195-208
PDF
AGE AND PROFICIENCY IN FOREIGN LANGUAGE ANXIETY
Rafael Dutra, Ingrid Finger
209-220
PDF (English)
AN INSTRUMENT FOR ENGLISH MEDIUM INSTRUCTION (EMI) CLASSROOM OBSERVATION IN HIGHER EDUCATION
Ron Martinez, Francisco Fogaça, Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
221-234
PDF (English)
MEDIAÇÃO, COLABORAÇÃO E REFLEXÃO COMPARTILHADA EM TELETANDEM:APONTAMENTOS SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE MEDIAÇÃO NO TELETANDEM DA UNESP/FCLAr
Vanessa Matiola
235-247
PDF
DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE DO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA MUNDIAL NOS E.U.A.: PROJETO VÍDEO COMO ESTRATÉGIA INTERCULTURAL
Renato Alvim, Silvia Ramos-Sollai
249-263
PDF
PUREZA LINGUÍSTICA X ALTERNÂNCIA RACIOCINADA DE LÍNGUAS: IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Débora Medeiros da Rosa Aires, Isabella Ferreira Mozzillo
265-278
PDF
Entrevista
MINORITY GROUPS AND LANGUAGE DIVERSITY IN GERMANY AND BRAZIL: AN INTERVIEW WITH GÖZ KAUFMANN (UNIVERSITY OF FREIBURG, GERMANY)
Göz Kaufmann, Rafael Vetromille-Castro, Bernardo Kolling Limberger, Helena dos Santos Kieling
279-293
PDF (English)
GRUPOS MINORITÁRIOS E DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA ALEMANHA E NO BRASIL: UMA ENTREVISTA COM GÖZ KAUFMANN (UNIVERSIDADE DE FREIBURG, ALEMANHA)
Göz Kaufmann, Rafael Vetromille-Castro, Bernardo Kolling Limberger, Helena dos Santos Kieling
295-311
PDF