PROCESSAMENTO DE LEITURA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM LÍNGUA ALEMÃ COMO LINGUA ESTRANGEIRA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nair Daiane de Souza Sauaia Vansiler
http://orcid.org/0000-0003-4947-738X
Ângela Inês Klein
http://orcid.org/0000-0001-6230-7938

Resumo

O ensino de língua alemã como LE em contexto universitário vem ganhando há tempos destaque, principalmente devido ao fortalecimento dos intercâmbios entre as universidades brasileiras e alemãs. Compreender o processamento da leitura nos diferentes níveis de aprendizagem (do iniciante ao mais avançado) faz-se necessário para uma abordagem de ensino-aprendizagem mais eficiente. Neste trabalho apresentamos os resultados de um experimento realizado com alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Ponta Grossa, que realizam curso livre de alemão no Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) desta universidade. O experimento está constituído de duas etapas: 1) leitura de um texto em alemão em frente ao rastreador ocular de nível A1 (em conformidade ao Quadro Comum Europeu de Línguas) composto por 55 palavras sobre o tema comida e 2) um teste de compreensão. Participaram 15 informantes e estão classificados em Iniciantes A1, tendo 60 horas aula de curso de alemão, e Intermediários A2, com 250 horas aula de alemão. O objetivo desta pesquisa é verificar a diferença de processamento de leitura entre esses dois grupos. Estudou-se os dados dos movimentos oculares quanto à quantidade de média de tempo de fixações, pois este está para o processamento da compreensão, uma vez que os movimentos motores requerem tempo para planejamento e execução (Rayner, 2013). Os resultados indicam que, embora o teste de compreensão tenha evidenciado níveis similares, os scores dos movimentos oculares indicam diferenças entre os grupos: a) os alunos do Grupo A1 realizam mais sacadas e fixações, b) os alunos do Grupo A1 processam o texto a nível de palavra, enquanto do Grupo A2 usam mais o contexto, c) os alunos do Grupo A2 recorrem mais a imagem para compreender o texto. Resultados dessa pesquisa podem ser úteis para aprimorar testes de nivelamento, que são exigência de entidades de fomento à pesquisa.Palavras-chave: Leitura; língua estrangeira; língua alemã; movimentos oculares.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Vansiler, N. D. de S. S., & Klein, Ângela I. (2020). PROCESSAMENTO DE LEITURA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM LÍNGUA ALEMÃ COMO LINGUA ESTRANGEIRA. Caderno De Letras, (35), 73-84. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17160
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Nair Daiane de Souza Sauaia Vansiler, Programa de Pós-Graduação em Letras-UFPA Bolsista CNPQ modalidade SWP

Atualmente é doutoranda em Estudos Linguísticos no Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA. Realiza estágio com bolsa CNPq modalidade SWP no Laboratório de Processamento Visual do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta. Obteve o título de Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (2015). É especialista em Prática e Ensino de Língua Alemã como Língua Estrangeira pela Uni Kassel (2014), e em 2013 obteve o título de Especialista em Educação Especial pela FLATED. É graduada em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em língua alemã pela Universidade Federal do Pará (2010). Já atuou como Professora Substituta na Universidade Federal do Pará, lotada na Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é Professora Concursada de Educação Especial (SEDUC-PA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino-aprendizagem de Língua Materna e Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: fluência em leitura, prosódia de leitura, Eyetracker, estatística voltada para área da Linguística.

Ângela Inês Klein, Professora de Alemão na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Processamento Visual.

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo realizado estágio de doutoramento no Programme for Experimental and Clinical Ling pela Universidade de Potsdam, Alemanha (2012). Atualmente é pesquisador e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, coordenando também o Laboratório de Processamento Visual. Tem experiência na área de Letras e Ensino, com ênfase em Língua Alemã, e suas pesquisas contemplam os seguintes temas: aprendizagem, leitura, linguagem e cognição. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.