A INFLUÊNCIA DO PRIMING GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICO EM UMA TAREFA DE DECISÃO LEXICAL EM MULTILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS (L1), INGLÊS (L2) E FRANCÊS (L3)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Aline Behling Duarte
Cintia Ávila Blank

Resumo

Este artigo discute a influência do priming grafo-fônico-fonológico na execução de uma tarefa de decisão lexical realizada por multilíngues. Nesse sentido, buscou-se verificar se semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre palavras das línguas estudadas (português, inglês e francês) influenciariam o tempo de reação na tarefa. Com o auxílio do software E-Prime 2.0, foi elaborado um experimento que contou com 90 pares de palavras, das quais metade apresentava supostas semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre si, enquanto a outra metade não apresentava tais similaridades. Considerando a Hipótese de Seleção Não-Específica (CONKLIN; MAUNER, 2005), defendeu-se que as supostas semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre as línguas promoveriam a ativação de correspondências grafo-fônico-fonológicas distintas, acarretando uma maior competição lexical entre os itens investigados, evidenciada no aumento dos tempos de reação (MACWHINNEY, 2005). Os resultados encontrados indicaram que os tempos de reação foram maiores para os itens que apresentavam as semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre prime e palavra-alvo, o que parece apontar para uma possível influência dos níveis de proficiência em cada uma das línguas dos participantes nesses resultados.Palavras-chave: Acesso lexical; priming; influência grafo-fônico-fonológica; multilinguismo; níveis de proficiência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Duarte, A. B., & Blank, C. Ávila. (2020). A INFLUÊNCIA DO PRIMING GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICO EM UMA TAREFA DE DECISÃO LEXICAL EM MULTILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS (L1), INGLÊS (L2) E FRANCÊS (L3). Caderno De Letras, (35), 13-25. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17189
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Aline Behling Duarte, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda na linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas e Mestra em Letras (2018) pelo mesmo Programa. Especialista em Letras (2014) e graduada no curso de Licenciatura em Letras - Português - Inglês e respectivas literaturas (2012) pela mesma instituição. Atuou como pesquisadora voluntária no projeto de pesquisa Línguas estrangeiras e TICs: aprendizagem de línguas e elaboração de materiais na Complexidade e no Caos durante os anos de 2008 e 2010. Atuou como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no projeto de ensino Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante os anos de 2010 e 2012. 

Cintia Ávila Blank, Universidade Federal de Pelotas

Possui formação em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas e Mestrado e Doutorado em Letras/Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, coordena o Curso de Letras-Espanhol a Distância da UFPel. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: multilinguismo, transferência grafo-fônico-fonológica, processamento de priming, conexionismo, sistemas dinâmicos e aquisição da linguagem, sistemas de memória.