CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Renie Robim
http://orcid.org/0000-0003-4695-9295
Adrián Pablo Fanjul
http://orcid.org/0000-0002-5153-7903

Resumo

O artigo dá conta de alguns dos resultados de uma pesquisa experimental desenvolvida sobre a produção escrita, em português, de alunos bolivianos ou filhos de bolivianos da rede municipal de ensino de São Paulo, todos eles com mais de cinco anos de escolaridade no Brasil, comparada com a de alunos brasileiros sem qualquer contato familiar com a língua espanhola. A hipótese, elaborada a partir de aproximações e observações prévias, situou as construções verbais com clítico átono sem função de objeto como aquelas que apresentariam diferenças mais substanciais. Elaborou-se uma proposta de produção textual tendente à focalização dessas construções. Os resultados mostram diferenças significativas entre o grupo de bolivianos e filhos de bolivianos e o de brasileiros sem contato com o espanhol no que diz respeito às construções de valor ergativo, principalmente com participantes humanos. Com base nesses resultados, e considerando um acervo de estudos comparativos entre o português brasileiro e o espanhol, o artigo apresenta interpretações em dois planos. Por um lado, sobre a representação sintática das construções analisadas, e, por outro, sobre o funcionamento discursivo em que elas se inserem.Palavras-chave: Imigração boliviana no Brasil; aquisição do português brasileiro; comparação entre português e espanhol; construções ergativas; clíticos; representação da pessoa no discurso.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Robim, R., & Fanjul, A. P. (2020). CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS. Caderno De Letras, (36), 325-344. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17190
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renie Robim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestre em Letras-Língua Easpanhola pela Universidade de São Paulo (2017). Porfessor, desde 2018, da Licenciatura em Espanhol do  Instituto Federal de Eduação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Adrián Pablo Fanjul, Universidade de São Paulo - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Professor Associado no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Linguística pela UNESP-Araraquara (2002) e Livre-Docente em Língua Espanhola pela USP (2017). Bolsista de Produtividade nível 2 do CNPq.