AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho objetiva tratar da questão da utilização do pseudônimo como forma de valorização do dizer e favorecimento de questões ideológicas de forma paratópica com o intuito de demonstrar como a autoria pode ser sustentada paratopicamente com a utilização de um pseudônimo, embasando-se, principalmente, na Análise do Discurso (AD) de Linha Francesa na obra de Maingueneau (2008-2010), aplicando-a na obra de José do Nascimento de Moraes[1], quando da utilização de seu pseudônimo Valério Santiago na obra Puxos e Repuxos (1910) como ponto de partida para reflexões futuras sobre autoria e AD com relação a pseudônimos. Trata-se do primeiro movimento de comunicação para a comunidade acadêmica de parte da pesquisa de doutorado desenvolvida sob o título “A paratopia testemunho-documental e o discurso da negritude em Vencidos de Degenerados”, na qual essa temática surge rapidamente no estudo da obra completa do autor como possibilidade para trabalhos futuros. Nesta análise em particular, demonstra-se que há estratégias de deslizamento, ancoragem e apagamento do autor na construção da imagem de autor dada a Valério Santiago.
Palavras-chave: Autoria; pseudônimo; discurso; paratopia.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.