HISTÓRIAS LINGUÍSTICAS DE SURDOS BILÍNGUES DO PAR LIBRAS-PORTUGUÊS

  • Giselli Mara Silva Faculdade de Letras da UFMG

Resumo

Uma das características de bilíngues é a diversidade de perfis de proficiência e uso das línguas, o que se acentua no caso de surdos, já que as condições de acesso e exposição às línguas são bastante heterogêneas (GROSJEAN, 2008). Essas condições de acesso e exposição às línguas estão ligadas a inúmeros fatores, tais como as questões biológicas que cercam a surdez e as condições sociais, linguísticas e educacionais da pessoa surda. Considerando essa diversidade de perfis, o objetivo deste trabalho é fazer uma descrição de surdos bilíngues do par Libras-português no tocante a aspectos de sua história linguística e seus perfis de proficiência em Libras. A pesquisa baseia-se numa visão de bilinguismo pautada no uso das línguas (GROSJEAN, 2008, por exemplo), bem como em trabalhos sobre o bilinguismo dos surdos (MAYBERRY, 2007; PLAZA-PUST, 2012, 2014, entre outros). O estudo envolveu a aplicação de um questionário on-line para 117 surdos. A análise dos dados aponta que a maioria dos participantes da pesquisa é composta de surdos pré-linguais, pessoas com surdez severa ou profunda e confirma a altíssima variação na idade de contato com a Libras. Os principais contextos de aquisição da língua de sinais foram a escola, seguida das associações e cursos de Libras.  A maioria dos participantes tem mais de 7 anos de contato com a comunidade surda. A maioria declarou ótimas habilidades de uso da Libras, com notas de 9 a 10 nas habilidades de sinalizar e compreender a sinalização. O artigo discute implicações da pesquisa para a definição de políticas linguísticas e a necessidade de construção de instrumentos de avaliação objetiva da proficiência em Libras.

Palavras-chave: Bilinguismo dos surdos; histórias linguísticas; idade de aquisição; proficiência em língua de sinais; questionário linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselli Mara Silva, Faculdade de Letras da UFMG
Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE-UFMG (2018), Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2010) e graduada em Letras/ Licenciatura em Português (2004) pela FALE-UFMG. Atualmente é professora adjunta na área de Libras da FALE-UFMG, atuando na graduação em Letras e em Letras-Libras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. É membro pesquisador do Laboratório de Psicolinguística e do Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS), ambos da FALE-UFMG, atuando na linha de pesquisa Bilinguismo intermodal. Tem experiência em Linguística e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: bilinguismo dos surdos, bilinguismo e processamento da linguagem e ensino de português como segunda língua para surdos.
Publicado
2020-01-19
Como Citar
Silva, G. M. (2020). HISTÓRIAS LINGUÍSTICAS DE SURDOS BILÍNGUES DO PAR LIBRAS-PORTUGUÊS. Caderno De Letras, (35), 145-166. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17358