INFLUÊNCIA DE INTERLOCUTORES NA PRODUÇÃO LINGUÍSTICA DE UMA CRIANÇA CODA DURANTE A AQUISIÇÃO BILÍNGUE E BIMODAL

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Bianca Sena Gomes
Ronice Muller de Quadros

Resumo

Este artigo é proveniente de um recorte da dissertação do mestrado e tem como objetivo apresentar o entendimento do desenvolvimento linguístico vem atraído muita atenção da comunidade científica atual e, por apresentar características únicas, o desenvolvimento linguístico de pessoas Codas – filhos ouvintes de pais surdos - tem o potencial de contribuir de maneira singular na área de aquisição da linguagem, uma vez que estes sujeitos são, ao mesmo tempo, bilíngues, bimodais e biculturais. Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento linguístico de uma criança Coda bilíngue e bimodal em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais através da análise de sua interação com interlocutores adultos, sendo eles surdos ou ouvintes, monolíngues ou bilíngues, bem como analisar a influência desses interlocutores em tal desenvolvimento. A metodologia utilizada no trabalho se consistiu na transcrição e análises de vídeos com duração de quarenta minutos, que explicitavam a interação da criança Coda Edu com 1 ano e 4 meses de idade individualmente com os interlocutores Carlos (ouvinte e bilíngue) e a mãe, e, posteriormente, com idade de 3 anos e 8 meses, com Lara (ouvinte e monolíngue) e o pai (surdo não oralizado, quando interagia com o Edu) de forma natural, durante o início e final da aquisição da linguagem. Como resultado e conclusão do trabalho, foi possível identificar de fato a existência de uma sensibilidade da criança à produção linguística do interlocutor, tanto na produção gesto-visual e oral-auditiva.Palavras-chave: Aquisição da linguagem; codas; bilíngues bimodais; língua de sinais; Libras.

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Como Citar
Gomes, B. S., & de Quadros, R. M. (2020). INFLUÊNCIA DE INTERLOCUTORES NA PRODUÇÃO LINGUÍSTICA DE UMA CRIANÇA CODA DURANTE A AQUISIÇÃO BILÍNGUE E BIMODAL. Caderno De Letras, (35), 123-143. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17376
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Bianca Sena Gomes, Universidade Federal do Cariri

Professora de linguística no curso de Letras Libras na Universidade Federal do Cariri. Doutoranda de Linguística na Ppglin/UFSC, orientada pela professora Ronice Muller de Quadros

Ronice Muller de Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina

Ronice Müller de Quadros é professora Doutora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina