MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS

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Patrícia Graciela da Rocha

Resumo

Este estudo foi realizado na fronteira entre Brasil e Paraguai com os objetivos de a) Identificar as línguas que circulam na cidade de Porto Murtinho - MS e b) Verificar possíveis atitudes linguísticas negativas/bullying linguístico diante da(s) língua(s) e/ou das variedades faladas naquele lugar. Sob o escopo teórico e metodológico da sociolinguística laboviana, aplicou-se testes de percepção e atitude linguística a 252 alunos da Educação Básica do município e foram obtidos também relatos escritos sobre situações de discriminação linguística. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a configuração multilíngue da região estudada, onde circulam, principalmente, o português, o espanhol, o guarani e o inglês e identifica-se muitas atitudes linguísticas negativas diante da(s) língua(s) e das variedades faladas pelos participantes da pesquisa, o que indica a inexistência de uma política linguística plurilíngue.Palavras-Chave: Preconceito linguístico; multilinguismo; Sociolinguística; fronteira; Porto Murtinho.

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Como Citar
Rocha, P. G. da. (2020). MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS. Caderno De Letras, (36), 311-324. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17377
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patrícia Graciela da Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Doutora em Linguística na área de Variação Linguística e Ensino pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Professora Adjunta de Língua Portuguesa, Linguística e Práticas de Ensino na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS - no Curso de Letras Português e Espanhol EaD/UFMS. Professora colaboradora no Mestrado em Estudos de Linguagens-UFMS.