“RESSONÂNCIAS ANTIGAS”: PREGÕES DE RUA EM BAÚ DE OSSOS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A historiografia cultural e a história literária podem fazer da escrita memorialística fonte de saber? Segundo uma perspectiva histórica e literária, este estudo visa explorar a questão dos vendedores de rua em Baú de Ossos (1972), primeiro volume das Memórias de Pedro Nava. O objetivo é analisar o pregão e a imagem dos vendedores ambulantes entendidos no sentido de objeto cultural no espaço social da cidade do Rio de Janeiro, entre os séculos XIX e XX. No quadro deste estudo constam reflexões de Pierre Nora (1989), Jean-Yves Boursier (2002), José Ramos Tinhorão (2005) e Emmanuel Diet (2010). O pregão e os vendedores ambulantes figuram no discurso literário de Nava de modo historicizado, claro e vivo, mas sob estética única e perspectiva (auto)biográfica.
Palavras-chave: Pedro Nava; memórias; objeto cultural, patrimônio cultural, pregão.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.