O FANTÁSTICO NA LITERATURA: CONTOS MEDIEVAIS E OITOCENTISTAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Manoel Francisco Guaranha
http://orcid.org/0000-0002-8676-601X
Alzira Lobo de Arruda Campos
http://orcid.org/0000-0001-7264-9368
Álvaro Cardoso Gomes

Resumo

Contos medievais e oitocentistas apresentam-se como visões estereotipadas dos momentos históricos em que foram produzidos, espelhando incertezas e temores coletivos a respeito de um presente ameaçador, visualizado por seus autores, protagonistas dos cenários histórico-sociais nos quais exercitaram a sua imaginação. Neste artigo, procuramos definir o papel desempenhado pela literatura e pela história na grande aventura de se compreender o homem em suas incursões no mundo real e no imaginário, registradas em contos categorizados como "fantásticos". Como suportes empíricos e com uma abordagem interdisciplinar, figuram em primeiro lugar, neste estudo, os contos medievais, destinados a cumprir funções sociais de alto valor operatório para os camponeses. Compõem o segundo bloco empírico os contos fantásticos do século XIX organizados em antologia por Ítalo Calvino. Este estudo situa-se na longa duração e pretende surpreender, na trama narrativa dos contos, a realidade e o fantástico de personagens, além das circunstâncias e visões culturais da época em que foram produzidos. Ao comparar narrativas criadas por camponeses pobres a outras produzidas por literatos integrantes da média burguesia, procuramos contribuir para o entendimento das condições de produção entre ambos os blocos e das circunstâncias histórico-sociais que uniram o fantástico camponês ao fantástico urbano das sociedades pós-industriais.Palavras-chave: Ficção e realidade; fantástico e literatura; contos medievais e oitocentistas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Guaranha, M. F., Campos, A. L. de A., & Gomes, Álvaro C. (2020). O FANTÁSTICO NA LITERATURA: CONTOS MEDIEVAIS E OITOCENTISTAS. Caderno De Letras, (36), 13-31. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i36.17527
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Manoel Francisco Guaranha, Universidade Santo Amaro - UNISA - São Paulo/ FATEC - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Palo

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá (1990), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor das Faculdades de Tecnologias de Santo André e do Ipiranga (FATECs) e professor do Programa de Mestrado em Ciência Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA), todas as institiuições localizadas na cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, literatura brasileira, argumentação, leitura e discurso.

Alzira Lobo de Arruda Campos, Universidade Estadual Paulista, UNESP; Universidade Santo Amaro, UNISA, São Paulo, Brasil.

Graduação em História pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986) e livre-docência em Metodologia da História, pela Unesp (1998). Foi professora titular da Universidade São Marcos, onde exerceu a função de Coordenação do Programa de pós-graduação em Educação, Administração e Comunicação (nível: mestrado) e Pró-Reitora de Pós-Graduação. Tem experiência na área de História e de Metodologia, com ênfase em História das Mentalidades e Metodologia Interdisciplinar e na área de Educação. Faz parte, como Docente em tempo integral, do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Unisa. Temas de interesse: estudos de gênero, educação e sociedade, políticas públicas, exclusões sociais, cultura e linguagem, esquerda revolucionária no Brasil, Trotskismo, dissidentes comunistas, família e sociedade. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Imaginário da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação da Universidade de Santo Amaro (UNISA).

Álvaro Cardoso Gomes, Universidade de São Paulo, USP; Universidade Santo Amaro, UNISA, São Paulo, Brasil.

Professor Titular da USP (Universidade de São Paulo) e da UNISA (Universidade Santo Amaro). Possui graduação em Letras Vernáculas (1968), doutorado em Letras (Literatura Portuguesa), livre-docência pela mesma Universidade (1973 e 1981), pós-doutor em Portugal e nos Estados Unidos. Foi Visiting Professor na University of California Berkeley (1982) e Visiting Writer no Middlebury College (2006 e 2007), ensinando Literatura Brasileira. Lecionou no programa de pós-graduação interdisciplinar "Educação, Comunicação, Administração" da Universidade São Marcos (2002-2012). Exerceu o cargo de coordenador do curso de Letras da USP (1997-1999), do curso de Letras da Universidade São Marcos (1999-2000) e de Pró-Reitor de Graduação na mesma Universidade (2000-2003), especializando-se na administração de cursos, na orientação e direção do corpo docente, na elaboração de grades curriculares, de acordo com orientações do MEC. Atualmente, é professor Titular de graduação e pós-graduação e Coordenador do mestrado em Ciências Humanas da UNISA (Universidade Santo Amaro). Como docente, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes tópicos: poesia simbolista e contemporânea, romance contemporâneo. Nos últimos tempos, vem-se dedicando à pequisa na área inter/multidisciplinar, sobretudo nas relações entre Literatura e História e Literatura e artes visuais. É também crítico literário e romancista, tendo sido contemplado com os prêmios Bienal Nestlé de Literatura e o Jabuti.