LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA PARA A INFÂNCIA: QUE HISTÓRIAS SE DÃO A CONTAR-PRATICAR NA ESCOLA?

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Carla Fernanda Brito Bispo
http://orcid.org/0000-0002-0865-6384
Heloísa A. Matos Lins
http://orcid.org/0000-0003-4956-8185

Resumo

O artigo discute a literatura para a infância numa perspectiva antirracista e decolonial, concebendo a discursividade direcionada ao público infantil como (des) intensificadora dos direitos (não/) humanos e dos direitos das crianças (não) universalistas, a partir de uma cartografia em escola pública do Ensino Fundamental. Com o aporte deleuzo-guattariano, os dados foram produzidos por meio de observação cotidiana - registrada em diário de campo - e de conversas com cinco professoras (negras e brancas) e oito crianças (negras e brancas). De modo geral, verificou-se que o trabalho com a literatura infantil - que tratou da temática negra/ afro-brasileira e africana - desenvolveu-se de formas variadas e com objetivos distintos, na atuação de cada docente. Nesse contexto, destacaram-se duas tendências nas práticas pedagógicas com as obras literárias: a) promover a valorização da identidade negra e b) abordar determinados conteúdos como “aplicação” ao currículo escolar. Os principais resultados foram evidenciados a partir da problematização de algumas escolhas literárias que são aqui apresentadas e evidenciam uma representação estereotipada dos personagens negros no enredo e ilustrações, em alguns casos. Diante desse cotidiano analisado, a pesquisa enfatizou a necessidade de ações formativas que subsidiem a prática pedagógica com a literatura infantil, na perspectiva de uma educação antirracista, e também remete à urgência de uma produção literária interseccional que busque romper, de fato, com os preconceitos, privilégios e horrores de nossa sociedade, destacadamente os engendrados pelo racismo.

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Como Citar
Bispo, C. F. B., & Lins, H. A. M. (2021). LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA PARA A INFÂNCIA: QUE HISTÓRIAS SE DÃO A CONTAR-PRATICAR NA ESCOLA?. Caderno De Letras, (38), 267-284. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19436
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Carla Fernanda Brito Bispo, Faculdade de Educação da UNICAMP.

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinasa, UNICAMP. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Campinas. Possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade (2013).

Heloísa A. Matos Lins, Faculdade de Educação da UNICAMP

Professora Doutora da Faculdade de Educação da UNICAMP (Depto.de Psicologia Educacional), nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação. Membro da Linha de Pesquisa Linguagem e Arte em Educação e do Grupo de Pesquisa DIS - Diferenças e Subjetividades em Educação: Estudos Surdos, das questões raciais, de gênero e da infância. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), onde também concluiu os cursos de graduação em Pedagogia (1997) e Mestrado em Educação (2001). Foi Profa. Adjunta do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (2010/2011), na área de Educação Infantil. Parecerista e membro editorial de periódicos acadêmicos e editoras. Assessora ad hoc da FAPESP. Membro da ABALF (Associação Brasileira de Alfabetização). Principais áreas de atuação: diferenças, educação em direitos humanos/ direitos da criança, literatura e mídias para a infância, surdez, linguagens.

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