O “EU” NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL: IDENTIDADE E ESCRITA EM CARTAS A MI MAMÁ, DE TERESA CÁRDENAS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. Pulo do Gato, 2008.
AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a literatura. In: SOUZA, R. J. (org.) Caminhos para a formação do leitor. São Paulo, DCL, 2004.
BERTH, Joice. Estética e afetividade: noções de empoderamento. In: BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
BLOCH, Arnaldo. Tereza Cárdenas, escritora: “No princípio, o universo era todo branco”. Entrevista. O Globo. 30 de setembro de 2014. In: https://oglobo.globo.com/sociedade/conte-algo-que-nao-sei/tereza-cardenas-escritora-no-principio-universo-era-todo-branco-14086763. Acesso em 18 nov. 2019.
CABRERA, Olga. Entre a invisibilidade e a cor do medo: literatura e escravidão no Brasil e em Cuba. In: CABRERA, Olga; ALMEIDA, Jaime de. Caribe: sintonias e dissonâncias. Goiânia: CECAB, 2004.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], v. 13, n. 37, pp. 45-56, abr. 2008. FapUNIFESP. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100005&lang=pt. Acesso em: 21 jun. 2020
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: LIMA, Aldo de et al. O direito à literatura. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
CÁRDENAS, Teresa. Cartas a mi mamá. Toronto: Groundwood Group, 2006.
CARDOSO, Rosane. A criança que se lê, o mundo que se percebe, o sonho que se constrói: possibilidades da inclusão étnico-racial. In: VÁRIOS AUTORES. Deslocamentos críticos. São Paulo: Laboratório Online de Crítica Literária/Núcleo Audiovisual e Literatura/Itaú Cultural: Babel, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento literário, teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
GOMES, Nilma Nilo. Educação e identidade negra. Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais, 2002.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 1, p. 77-89, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a06v31n1.pdf. Acesso em: 17/11/2020.
HALL, Stuart. Identidade cultural e diáspora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, nº24. Rio de Janeiro: IPHAN, 1996, 2004.
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-mo dernidade. Rio de Janeiro: DP&A.
PASKO, Priscila. Teresa Cárdenas: griot dos princípios e finais. Entrevista. Veredas. 2 de abril de 2018. In: http://www.nonada.com.br/2018/04/teresa-cardenas-griot-dos-principios-e-finais/. Acesso em 17.nov. 2019.
RODRÍGUEZ RUIZ, Pablo. O problema racial se resolverá quando se destruírem a negrura do negro e a brancura do branco. Sociol. Antropol., 2017, vol.7, n.1, pp.269-282. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000100269&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 out. 2020.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (org.). Escolarização da leitura literária. 2ª ed., 3ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
WEST, Cornel. Genealogy of modern racism. In: ESSED, Philomena; GOLDBERG, David Theo (eds.). Race critical theories: text and context. Malden, Massachusetts: Blackwell Publishers, 2002.
WEST, Cornel. The new cultural politics of difference. In: FERGUSON, Russell et al. (eds.). Out There: marginalization and contemporary cultures. New York: The New Museum of Contemporary Art, 1990.