LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE

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Antônio Maurício Medeiros Alves
Thais Philipsen Grutzmann

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando as potencialidades a partir da integração das áreas.

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Como Citar
Alves, A. M. M., & Grutzmann, T. P. (2021). LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE. Caderno De Letras, (38), 201-214. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19678
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Antônio Maurício Medeiros Alves, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação Matemática, do Instituto de Física e Matemática. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.

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