A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO

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Karoline Batista dos Santos
Heloisa Toshie Irie Saito
https://orcid.org/0000-0003-1061-5933

Resumo

O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no programa de iniciação científica (PIC) de uma universidade pública no estado do Paraná que investigou como a leitura deve ser trabalhada na Educação Infantil, tendo como objeto de análise a Coleção “Leitura e Escrita na Educação Infantil” do Ministério de Educação (MEC). Objetiva discutir o papel da literatura nos espaços da Educação Infantil, bem como apresentar critérios para seleção de obras literárias e algumas possibilidades de intervenção com os livros junto as crianças. Destaca-se, primeiramente, o papel da literatura como objeto para promoção do desenvolvimento infantil em meio as práticas de leitura, tendo o planejamento como peça chave para um trabalho profícuo. Subsidiados em Paiva (2016), evidencia-se que os critérios de seleção da literatura infantil relacionam-se com a qualidade textual, a qualidade temática e a qualidade gráfica das obras elencadas para práticas com as crianças pequenas. Por fim, apresenta-se três formas de se trabalhar com a literatura na educação infantil: a contação de histórias, a leitura compartilhada e a leitura livre. Conclui-se que as atividades elencadas devem ser desenvolvidas nas instituições de educação infantil de maneira sistematizada, pois promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças e a imersão delas no universo da literatura, bem como possibilitam a análise da prática docente.

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Como Citar
Batista dos Santos, K., & Irie Saito, H. T. (2021). A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO. Caderno De Letras, (38), 215-232. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19728
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Karoline Batista dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do quarto ano de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

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