LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabiano Tadeu Grazioli
http://orcid.org/0000-0002-3860-6767

Resumo

No conjunto de temas necessários de retomada nos estudos da literatura infantil, com fins de propor a revisão ou a apropriação por novos pesquisadores de demandas teóricas fundamentais nos estudos da área está a complexa relação da escola com a literatura para a infância. A pesquisadora brasileira que mais contribuiu com a temática foi Regina Zilberman, haja vista publicações seminais da década de 1980 reeditadas nos últimos anos (2003, 2012), sozinha ou em parceria com Marisa Lajolo (1985, 2003). Esses estudos serão aqui colocados em diálogo com outros, tais como Philippe Ariès (1986) e Walther Benjamin (2002). A questão primária que se busca endossar por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa é de que a literatura infantil europeia, nos séculos XVIII e XIX, correspondia a uma demanda que se colocava à disposição do pensamento burguês, como um instrumento capaz de propagar enfaticamente o projeto político-ideológico daquela classe e incidia no emparelhamento (formal e temático) da produção da literatura produzida para a infância aos princípios da classe emergente. Também se investe em demonstrar que, mesmo antes de a literatura assumir tal função junto às crianças, a escola e a família, convocadas inicialmente para a mesma tarefa, apresentaram-se solícitas e, disponíveis para os arranjos que os novos tempos exigiam. Fica evidente, no estudo, as relações entre as instituições que assumiram a orientação dos pequenos fora do âmbito familiar: a escola, devotada ao pensamento burguês e a própria literatura produzida para a infância, que acabou por assimilar as coordenadas desse pensamento, das quais se tem esmerado para se desvencilhar, no Brasil, a partir da segunda década do século XX até o presente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Grazioli, F. T. (2021). LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS. Caderno De Letras, (38), 233-251. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19829
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutor e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Referências

ARIÈS, P. Da família medieval à família moderna. In: ARIÈS, Philippe. A história social da infância e da família. Tradução de Dora Falsksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BENJAMIN, W. Velhos brinquedos: sobre a exposição de brinquedos no Märkische Museum. In: BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.
COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indoeuropeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Quíron: 1985.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, R. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Escrever para crianças e fazer literatura. In: LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. 2 ed. São Paulo: Ática, 1985.
LAJOLO, M.; Zilberman, R. O leitor, esse desconhecido. In: LAJOLO, M.; Zilberman, R. A formação da leitura no Brasil. 3 ed. São Paulo: Ática, 2003.
PALO, M. J.; OLIVEIRA, M. R. D. Literatura infantil: voz de criança. 4 ed. São Paulo: Ática, 2006.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
ZILBERMAN, R. A criança, o livro e a escola. In: ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, R. Introdução. In: ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, R. O estatuto da literatura infantil. In: ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERNAN, R. A formação do leitor. In: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.
ZILBERNAN, R. O leitor e o livro. In: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.