LITERATURA PARA INFÂNCIA, ESCOLA, FAMÍLIA E BURGUESIA: NOTAS HISTÓRICAS E DISCUSSÕES NECESSÁRIAS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BENJAMIN, W. Velhos brinquedos: sobre a exposição de brinquedos no Märkische Museum. In: BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.
COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indoeuropeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Quíron: 1985.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, R. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Escrever para crianças e fazer literatura. In: LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. 2 ed. São Paulo: Ática, 1985.
LAJOLO, M.; Zilberman, R. O leitor, esse desconhecido. In: LAJOLO, M.; Zilberman, R. A formação da leitura no Brasil. 3 ed. São Paulo: Ática, 2003.
PALO, M. J.; OLIVEIRA, M. R. D. Literatura infantil: voz de criança. 4 ed. São Paulo: Ática, 2006.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
ZILBERMAN, R. A criança, o livro e a escola. In: ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, R. Introdução. In: ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, R. O estatuto da literatura infantil. In: ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERNAN, R. A formação do leitor. In: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.
ZILBERNAN, R. O leitor e o livro. In: ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.