CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

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Thales Estefani
https://orcid.org/0000-0001-5549-2880

Resumo

O artigo apresenta um breve panorama sobre o conto fantástico conhecido como Chapeuzinho Vermelho, abordando tanto as reescritas autorais de Charles Perrault e dos irmãos Grimm, quanto variantes recolhidas da tradição oral, dando especial atenção aos processos de transformação do conto. No segundo momento, apresentam-se leituras analíticas de duas obras contemporâneas: A história do Capuchinho Vermelho contada a crianças e nem por isso, de Manuel António Pina e Paula Rego, e “El lobo hambriento”, de Yukari Miura, parte da coletânea Érase 21 veces Caperucita Roja. Recorrendo à ideia de que a transmissão de narrativas através das gerações e barreiras culturais oferece fonte de evidência sobre quais tipos de informações são consideradas importantes para serem passadas adiante, busca-se identificar quais características tais versões contemporâneas mantiveram e quais temas foram modificados, visando o tratamento de questões da contemporaneidade. O artigo ainda avança para a crítica de processos adaptativos que tendem a excluir quaisquer temáticas desafiadoras das reescritas deste conto feitas para o público infanto-juvenil.

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Como Citar
Estefani, T. (2021). CHAPEUZINHO VERMELHO É PARA CRIANÇAS? UM CONTO EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. Caderno De Letras, (38), 49-74. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19851
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Thales Estefani, Centro de Literatura Portuguesa, Universidade de Coimbra

Doutorando em Materialidades da Literatura (bolsa FCT) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Artes, Cultura e Linguagens (bolsa CAPES) pelo Instituto de Artes e Design da UFJF e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pela Escola de Comunicação da UFRJ.

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