LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 2019. 238 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) — Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
ALPHEN, J-C. R. O Menino-vazio. São Paulo: Jujuba, 2012.
ARIF, M. M.; HASHIM, F. Reading from the wordless: a case study on the use of wordless picture books. CCSE English Language Teaching, v. 1, n. 1, pp. 121-126, jun. 2008.
ARIZPE, E. Meaning-making from wordless (or nearly wordless) picturebooks: what educational research expects and what readers have to say. Cambridge Journal of Education, v. 43, n. 2, 2013.
BIAZETTO, C. As cores na ilustração do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
BOSCH, E; DURÁN, T. Ovni: un álbum sin palabras que todos leemos de manera diferente. AILIJ (Anuario de Investigación en Literatura Infantil y juvenil), v. 7, n. 2, pp. 39-52, 2009.
CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CASTANHA, M. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
COSCARELLI, C. V. Navegar e Ler na Rota do Aprender. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola. Editorial, 2016.
COSCARELLI, C. V.; CAFIERO, D. Ler e Ensinar a Ler. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013, p. 8-35.
CRAWFORD, P. A.; HADE, D. D. Inside the picture, outside the frame: Semiotics and the reading of wordless picture books. Journal of Research in Childhood Education, v. 15, n. 1, pp. 66-80, 2000.
DALL’ALBA, C; STUMPF, M. Literatura surda: contribuições linguísticas para alunos surdos, os sujeitos da experiência visual na área da educação. Revista Leia Escola, [S.l.], v. 17, n. 1, pp. 76-89, set. 2017. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/851.
FIGUEIREDO, L. C.; GUARINELLO, A. C. Literatura infantil e a multimodalidade no contexto de surdez: uma proposta de atuação. Educação Especial, v. 26, n. 45, pp. 175-193, jan./abr., 2013. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/4
404.
FITTIPALDI, C. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
JOUVE, V. Por que estudar literatura? São Paulo: Parábola, 2012.
MORAES, O. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
RAMOS, G. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013.
ROSA, F. S. Literatura surda: criação e produção de imagens e textos. Literatura, Letramento e Práticas educacionais: Grupo de Estudos e Subjetividade. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, pp. 58-64, jun. 2006.
SANTAELLA, L. Como eu ensino: Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
TAVARES, M. Estratégia inferencial para ler o livro ilustrado. Revista Graphos, v. 21, n. 1, pp. 176-196, 4 jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/46554