LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO

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Leila Rachel Barbosa Alexandre
http://orcid.org/0000-0002-0151-1422
Eliana da Cruz Castelo Branco

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar habilidades e estratégias de leitura relacionadas à compreensão do livro ilustrado sem palavras O Menino-vazio, de Jean-Claude R. Alphen por adultos surdos. Para atender ao objetivo, realizou-se descrição das características narrativas da obra, as quais foram, em seguida, analisadas e categorizadas de maneira a serem relacionadas a possíveis caminhos da experiência leitora mais geral quanto a habilidades demandadas e estratégias passíveis de serem utilizadas. Por fim, empreendeu-se reflexão acerca de possíveis especificidades da experiência de leitura de adultos surdos com o livro, com o suporte das observações empreendidas durante atividades de leitura compartilhada da obra em análise. Percebeu-se que a maior parte das estratégias de leitura pode ser comum a leitores surdos e não surdos, entretanto, há pontos em que leitores surdos podem acessar camadas de leitura que se relacionam mais diretamente às especificidades de suas características perceptuais e de suas práticas sociais.

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Como Citar
Alexandre, L. R. B., & Castelo Branco, E. da C. (2021). LEITURA DE LIVRO ILUSTRADO SEM PALAVRAS POR ADULTOS SURDOS: POSSIBILIDADES PARA A OBRA O MENINO-VAZIO. Caderno De Letras, (38), 95-112. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19858
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Leila Rachel Barbosa Alexandre, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Linguística Aplicada. Docente do curso de Letras-Libras (UFPI).

Eliana da Cruz Castelo Branco, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Letras-Libras (UFPI). Bolsista ICV/UFPI.

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