A LITERATURA INFANTIL EM PERIGO: POLÍTICAS PÚBLICAS E O CONTROLE DA LEITURA

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Marta Passos Pinheiro
https://orcid.org/0000-0001-9245-0823
Jéssica Mariana Andrade Tolentino
https://orcid.org/0000-0001-6992-7005

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma reflexão sobre a concepção de literatura dos editais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD Literário 2018 e 2020, por meio da análise de seus protocolos de leitura. Apresenta-se ainda um breve percurso histórico da literatura infantil, para melhor compreendermos suas características e transformações. Dessa forma, realiza-se pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fundamentação teórica as abordagens historiográficas de Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Nelly Novaes Coelho, Edmir Perrotti e Rildo Cosson. Os critérios referentes à qualidade literária estabelecidos pelo programa valorizam uma concepção pedagógica que cerceia a autonomia dos professores, promove um controle da ficção (e, consequentemente, da recepção) e desfigura a obra literária, vetando sua condição estética. Em relação à materialidade das obras, o programa impõe a padronização das características gráfico-editoriais dos livros, o que revela uma concepção desmaterializada da literatura, promove o apagamento e desvalorização dos profissionais envolvidos na elaboração de tais projetos (como ilustradores, designers e editores) e ainda reforça a aproximação do livro literário às cartilhas e materiais paradidáticos.  

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Como Citar
Pinheiro, M. P., & Tolentino, J. M. A. (2021). A LITERATURA INFANTIL EM PERIGO: POLÍTICAS PÚBLICAS E O CONTROLE DA LEITURA. Caderno De Letras, (38), 169-182. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19865
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Marta Passos Pinheiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Letras - Português e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), estágio de doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2004), doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). É professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Belo Horizonte (Cefet-MG), atuando como professora, no Ensino Médio, na Graduação em Letras, no Mestrado e no Doutorado em Estudos de Linguagens. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitor de literatura, design de livros para crianças e jovens, crônica, livro didático, letramento literário, literatura infantil e juvenil..

Jéssica Mariana Andrade Tolentino, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestranda em Children’s Literature, Media and Culture pela Universidade de Glasgow (Reino Unido) em parceria com a Universidade de Aarhus (Dinamarca) e com a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Bacharel em Letras - Tecnologias da Edição pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Letramento Literário ligado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais.

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