NARRATIVES AS MEDIATIONAL TOOLS FOR CONCEPT DEVELOPMENT
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
CASSELL, C.; SYMON, G. Qualitative research in work contexts. In: CASSELL, C.; SYMON, G. (eds.), Qualitative methods in organizational research, a practical guide. London: Sage, 1994.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. Inside/outside: Teacher research and knowledge. New York: Teachers College Press, 1993.
FREEMAN, D. Educating second language teachers. Oxford, England: Oxford University Press, 2016.
FREEMAN, D.; JOHNSON, K. E. Reconceptualizing the knowledge-base of language teacher education. TESOL Quarterly, v.32, n.3, pp. 397-417, 1998.
GOLOMBEK, P. R.; JOHNSON, K. E. Narrative inquiry as a mediational space: examining emotional and cognitive dissonance in second-language teachers’ development. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v.10, n.3, pp. 307-327, 2004.
JOHNSON, K. E. Second language teacher education: a sociocultural perspective. New York: Routledge, 2009.
JOHNSON, K. E.; GOLOMBEK, P. R. Narrative inquiry as professional development. New York, NY: Cambridge University Press, 2002.
JOHNSON, K. E.; GOLOMBEK, P. R. The transformative power of narrative in second language teacher education. TESOL Quarterly, v.45, pp. 486-509, 2011.
JOHNSON, K. E.; DELLAGNELO, A. C. K. How 'sign meaning develops': Strategic mediation in learning to teach. Language Teaching Research, v.17, n.4, pp. 409–32, 2013.
JOHNSON, K. E.; GOLOMBEK, P. R. Mindful L2 teacher education. New York, NY: Routledge, 2016.
JOHNSTON, B. Collaborative teacher development. In : BURNS, A.; RICHARDS, J. C. (eds.). The Cambridge guide to second language teacher education. New York, NY: Cambridge University Press, 2009.
KARPOV, Y. Vygotsky's doctrine of scientific concepts: its role for contemporary education. In: KOZULIN, A. et al. (eds.). Vygotsky’s Educational Theory in Cultural Context. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
KUHN, D. A multi-component system that constructs knowledge: Insights from microgenetic study. In GRANOTT, N.; PARZIALE, J. (eds.). Microdevelopment: Transition processes in development and learning. Cambridge, England: Cambridge University Press, 2002.
LANTOLF, J. P. Conceptual knowledge and instructed second language learning: A sociocultural perspective. In: FOTOS, S.; NASSAJI, H. (eds.). Form-focused instruction and teacher education: Studies in honour of Rod Ellis, 2007.
LANTOLF, J. P.; THORNE, S. L. Socio-cultural theory and the genesis of second language development. Oxford, UK: Oxford University Press, 2006.
MILLER, R. Vygotsky in perspective. New York, NY: Cambridge University Press, 2011.
SMAGORINSKY, P.; COOK, L. S.; JOHNSON, T. S. The twisting path of concept development in learning to teach. Teachers College Record, v.105, pp. 1399-1436, 2003.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1978.
VYGOTSKY, L. S. Thought and Language. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1986.
VYGOTSKY, L. S. The collected works of L. S. Vygotsky: Problems of general psychology. New York: Plenum Press, 1987.
WERTSCH, J. V.; STONE, C. A. Microgenesis as a tool for developmental analysis. Laboratory of Comparative Human Cognition, v.1, pp. 8–10, 1978.
WERTSCH, J. V. Vygotsky and the social formation of mind. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1985.
WERTSCH, J. V. Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998.