ENCONTRO CONSIGO E COM O OUTRO: TECENDO SUBJETIVIDADES EM NARRATIVAS DE UMA PESQUISAFORMAÇÃO NA PANDEMIA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782003000200005&script=sci_arttext. Acesso em: 05 jan. 2021.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. aos cuidados de Valdemir Miotello& Carlos Alberto Faraco. 3ªed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet; Prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8.ed São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRETON, H. Pesquisa narrativa: entre descrição da experiência vivida e configuração biográfica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 178, pp. 1138-1158, out./dez. 2020. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7185/pdf. Acesso em: 04jan. 2021.
DELEUZE, G. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. 2.ed. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2012.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
JOSSO, M.-C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n.3, (63), pp.413-438, set./dez., 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf. Acesso em: 06 jan. 2021.
JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. Trad. José Cláudio, Júlia Ferreira; Revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
PASSEGGI, M. C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v.41, n.1, pp.67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267/pdf. Acesso em: 04 jan. 2021.
PEREIRA, M. V. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2016.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et al]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Trad. Claudia Berliner. Revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.