ENCONTRO CONSIGO E COM O OUTRO: TECENDO SUBJETIVIDADES EM NARRATIVAS DE UMA PESQUISAFORMAÇÃO NA PANDEMIA

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Joelson de Sousa Morais
http://orcid.org/0000-0003-1893-1316
Inês Ferreira de Souza Bragança
http://orcid.org/0000-0003-4782-1167

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir acerca das potencialidades da produção de subjetividades tecidas em narrativas (auto)biográficas do encontro consigo e com o outro, no contexto de uma pesquisaformação, em período de pandemia. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um relato de experiência, na qual traz narrativas (auto)biográficas de 05 (cinco) sujeitos, que participaram dos encontros virtuais de um ciclo de estudos criado na pandemia e compartilharam coletivamente suas narrativas (auto)biográficas dos percursos trilhados, evocando memórias, histórias e reflexões de si, das leituras realizadas e dos tantos outros aspectos contemplados durante os encontros que os fizeram lembrar, mediados por afetos, emoções e subjetividades contemplados na narração. Os dispositivos metodológicos materializados nos encontros do ciclo de estudos, e com os quais foi possível ter acesso às fontes narrativas, foram:  diário de pesquisa, narrativas escritas e memórias (auto)biográficas. Os resultados da pesquisa revelaram a potencialidade do gênero da narrativa escrita efetuando-se como uma tessitura de subjetividades que foi desbravando um universo simbólico-existencial do sujeito, ao descobrir-se em produções de si, revelando marcas do ser, fazer-se e estar na vida, profissão e formação que estavam tecendo cotidianamente. Portanto, as narrativas se caracterizam como uma linguagem fundamental para instituir um processo de significação da vida e da realidade em que está imerso o sujeito.

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Como Citar
Morais, J. de S., & Bragança, I. F. de S. (2021). ENCONTRO CONSIGO E COM O OUTRO: TECENDO SUBJETIVIDADES EM NARRATIVAS DE UMA PESQUISAFORMAÇÃO NA PANDEMIA. Caderno De Letras, (40), 221-236. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20697
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ) e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI)

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ) e coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ).

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