CHINESE MIGRANTS: IDENTITIES CONVEYED IN REFRACTED DISCOURSE
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais – uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio, v. 3, n. 2, pp. 74-87, 2005.
BASTOS, L. C. Diante do sofrimento do outro – narrativas de profissionais de saúde em reuniões de trabalho. Caleidoscópio, v. 6, n. 2, pp. 76-85, mai/ago 2008.
BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. DELTA [online], vol.31, n.spe, pp. 97-126, 2015.
BIAR, L. de A. Realmente as autoridades veio a me transformar nisso: narrativas de adesão ao tráfico e a construção discursiva do desvio. Doctoral dissertation (PhD in Language Studies) – Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
BLOMMAERT, J. Contexto é/como crítica. In: SIGNORINI, I. (ed.) Situar a lingua(gem). São Paulo: Parábola, 2008.
BLOMMAERT, J.; DONG, J. After fieldwork. In: _____. Ethnographic fieldwork: a beginner’s guide. Bristol: Multilingual Matters, 2010.
BUTLER, J. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.
CARGER, C. The art of narrative inquiry: embracing emotion and seeing transformation. In: PHILLION, J.; HE, M.F.; CONNELLY, F.M. (eds.). Narrative and experience in multicultural education. Thousand Oaks, CA: Sage, 2005.
CAVAN, J. S. A cross-cultural narrative inquiry into language, culture, and identity development of three high school female immigrant students and their mainstream schooling experience in Atlanta, Georgia. Doctoral dissertation (PhD in Education) – Georgia Southern University, Atlanta, 2006.
CLANDININ, D.; CONNELLY, F.M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
CORTAZZI, M.; JIN, L. Evaluating evaluation in narrative. In: HUNSTON, S.; THOMPSON, G. Evaluation in text: authorial stance and the construction of discourse. Oxford: Oxford University Press, 2001.
CUMMINGS, P. J. ; WOLF, H-G. A Dictionary of Hong Kong English: words from the fragrant harbour. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2011.
CZEPULA, K. Os indesejáveis chins: a imigração chinesa nas páginas do jornal a Gazeta de Notícias (1879). In: Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH-SP, 2016. pp. 1-13.
DE FINA, A. Identity in Narrative: a study of immigrant discourse. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2003.
DE FINA, A.; TSENG, A. Narrative in the study of migrants. In: CANAGARAJAH, S. The Routledge handbook of migration and language. New York: Routledge, 2017.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introduction: entering the field of qualitative research. In: _____. The landscape of qualitative research: theories and issues. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 1999.
DYATLOV, V. Chinese migrants and anti-Chinese sentiments in Russian society. In: BILLÉ, F.; DELAPLACE, G.; HUMPHREY, C. (Eds.). Frontier Encounters: knowledge and practice at the Russian, Chinese and Mongolian border. Open Book Publishers, 2012. Retrieved from: http://www.jstor.org/stable/j.ctt5vjss5.8. Accessed on: 19 Jan. 2018.
DYER, J.; KELLER-COHEN, D. The discursive construction of professional self through narratives of personal experience. Discourse Studies, v. 2, n. 3, 2000.
GARCEZ, P.M. A perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica sobre o uso da linguagem em interação social. In: LODER, L.L.; JUNG, N. (eds.). Fala-em-interação social: uma introdução à Análise da Conversa Etnometodológica. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
GEORGAKOPOULOU, A. Small stories and social media practices: narrative stancetaking and circulation in a Greek news story. Sociolinguistica, v. 27, 2013.
GOFFMAN, E. Stigma: notes on the management of spoiled identity. New York: Simon & Schuster Inc., 1963.
GREENE, M. Releasing the imagination: essays on education, the arts, and social change. San Francisco: Jossey-Bass, 1995.
GRUMET, M. The politics of personal knowledge. In: WITHERELL, C; NODDINGS, N. (eds.). Stories lives tell: narrative and dialogue in education. New York: Teachers College Press, 1991.
GUMPERZ, J. Contextualization conventions. In: ______. Discourse Strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. In: ______. Language in the inner city. Philadelphia: University of Philadelphia Press, 1972.
LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative analysis: oral versions of personal experience. In: HELM, J. (ed.). Essays on the verbal and visual arts. Seattle and London: University of Washington Press, 1997[1967].
NORRICK, N. Contextualizing and recontextualizing interlaced stories in conversation. In: THORNBORROW, J.; COATES, J. The sociolinguistics of Narrative. Amsterdam: John Benjamins, 2005.
OCHS, E.; CAPPS, L. Living Narrative: creating lives in everyday storytelling. Harvard: Harvard University Press, 2001.
OLIVEIRA, T. Educação e ascensão social: performances narrativas de alunos da rede pública federal na Baixada Fluminense. Doctoral dissertation (PhD in Language Studies) – Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
PASTOR, A. M. R.; DE FINA, A. Contesting social place: narratives of language conflict. In: BAYNHAM, M.; DE FINA, A. (eds.). Dislocation/Relocations. Narratives of Displacement. Manchester, UK: St Jerome, 2005.
PEIXOTO, Rafaela Araújo Jordão Rigaud. Avaliação projetada no discurso de chineses e de brasileiros: simulacros culturais. Doctoral dissertation (PhD in Letters / Language Studies) – Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (ed.). Língua(gem) e identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 1998.
RICHARDS, K. Working towards common understanding: collaborative interaction in staffroom stories. Text, v. 19, n. 1, 1999.
RIESSMAN, C. K. Looking back, looking forward. In: ______. Narrative Methods for Human Sciences. Los Angeles: Sage, 2008.
RIESSMAN, C. K. Narrative Analysis. Newbury Park: Sage, 1993.
SAID, E. W. Orientalism. London: Penguin, 2003[1978].
SANDMEYER, E. C. The anti-chinese movement in California. Urbana and Chicago, IL: University of Illinois Press, 1991.
SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado. 5. ed. São Paulo: HUCITEC, 1997.
SANTOS, M. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI (in collaboration with Maria Laura Silveira). Rio de Janeiro: Record, 2001.
SCHIEFFELIN, B. B. The give and take of everyday life. New York: Cambridge University Press, 1990.
SIMMEL, G. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, O. G. (ed.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973[1903].
TANNEN, D.; WALLAT, C. Interactive Frames and Knowledge Schemas in Interaction: Examples from a Medical Examination/Interview. Social Psychology Quarterly, v.50, n.2, jun. 1987, pp. 205-216.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Intercultural Competences: conceptual and operational framework. Paris: UNESCO, 2013. Retrieved from: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002197/219768e.pdf. Accessed on: 19 jan. 2018.
WALTER, R. Afro-América: diálogos literários na diáspora negra das Américas. Recife: Bagaço, 2009.
WOLF, H.-G.; POLZENHAGEN, F. Cognitive Sociolinguistics in L2-variety dictionaries of English. In: PUTZ, M.; ROBINSON, J. A.; REIF, M. (eds.). Cognitive Sociolinguistics: social and cultural variation in cognition and language use. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2014.
WORTHOM, S.; RHODES, C. Narrative across speech events. In: DE FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. (eds.). The Handbook of Narrative Analysis. Malden (MA): John Wiley & Sons Inc, 2015.