POESIA CONTRA O SILENCIAMENTO: AS NARRATIVAS DE SLAMMERS BRASILEIROS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabiana Oliveira de Souza

Resumo

Para Jerome Bruner, “na comunicação humana, a narrativa é uma das formas mais ubíquas e poderosas de discurso” (BRUNER, 1997, p. 72). A essência de um poetry slam, uma competição de poesia oral, são as performances de poetas que, ao narrarem suas histórias, desencadeiam reflexões e denúncias contra o silenciamento a que foram submetidos diferentes grupos sociais. Isso significa que esses sujeitos também apostam na potência da narrativa para interagirem com seus pares e exporem seus discursos. A partir desse tema, este trabalho se propõe a observar e descrever como ocorre a (re)construção de identidades coletivas através das narrativas de poetas do poetry slam no Brasil, uma corrente artístico-literária iniciada por Marc K. Smith, poeta e ex-operário da construção civil do subúrbio de Chicago, nos Estados Unidos. A análise toma como base três poemas-slam, produzidos pelos slammers Luz Ribeiro, Bell Puã e Emerson Alcalde, nos quais pode-se observar o esforço de autorrepresentação, de reescrita de certos pontos da história oficial e de problematização daquilo que se retrata no senso comum a respeito das figuras da mulher abusada sexualmente, da população negra e do latino-americano.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Souza, F. O. de. (2021). POESIA CONTRA O SILENCIAMENTO: AS NARRATIVAS DE SLAMMERS BRASILEIROS. Caderno De Letras, (40), 131-146. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20728
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Fabiana Oliveira de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra e Doutoranda em Letras Neolatinas, área de Estudos Literários Neolatinos - Opção Literaturas Hispânicas, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista CNPq.

Referências

ALCALDE, E. Fim do Iluminismo. In: ALCALDE, E. O vendedor de travesseiros. São Paulo: Edições Maloqueiristas, 2015.
BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. D.E.L.T.A., n. 31 (especial), pp. 97-126, 2015.
BROCKMEIER, J.; CARBAUGH, D. Narrative and Identity: studies in autobiography, self and culture. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2001.
BRUNER, J. Atos de significação. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CLANDININ, D. J.; CONNELY. F. M. Pesquisa Narrativa – Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação da UFU. Uberlândia: Editora da UFU, 2011.
DE FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. Analyzing Narrative – Discourse and Sociolinguistic Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
DE FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. (orgs.). The Handbook of Narrative analysis. West Sussex: Wiley-Blackwell, 2015.
DUARTE, M. (org.). Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JÄRVINEN, M. Life histories and the perspective of the present. Narrative Inquiry, vol. 14, n. 1, Amsterdam, pp. 45-68, 2004.
LABOV, W. Language in the inner city: Studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
MARINS, C.; PINHEIRO-MACHADO, R. Futuro pós-pandêmico – Como a mídia tradicional forja um novo indivíduo. Revista Piauí, out. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/futuro-pos-pandemico/amp/?__twitter_impression=true&fbclid=IwAR39iruEcmlcG-v_PekFKv3UcHQjJ_saebjXcs53VZDiQfZubgmz3DII-dA. Acesso em: 12 out. 2020.
MARTÍN-BARBERO, J. Memoria narrativa e industria culturale. La Ricerca Folklorica, San Zeno Naviglio, n. 7, pp. 9-17, abr. 1983. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1479711. Acesso em: 19 jul. 2020.
MISHLER, E. G. Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In: MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. (orgs.). Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, CNPq, 2002.
PUÃ, B. Slam I (Narrativas de cor e dor). [S. l.: s. n.], 2018. Publicado por Bell Puã. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=162977621148762. Acesso em: 22 out. 2020.
RIBEIRO, L. Lembra. In: ASSUNÇÃO, C. et al. (org.). Slam da Guilhermina – Três Ponto Zero. São Paulo: Slam da Guilhermina, 2016. pp. 116-118.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa – Tomo 1. Trad. Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1994.
RIESSMAN, C. K. Narrative Analysis. Newbury Park: Sage, 1993.
SANTOS, W. S. dos. “Cordélia, a tua voz tá tão diferente”: a construção do si mesmo e a perspectiva do presente em uma narrativa de conversão religiosa. Calidoscópio. Vol. 7, n. 2, pp. 144-154, mai/ago 2009.
SCHIFFRIN, D.; DE FINA, A.; NYLUND, A. (ed.). Telling stories – Language Narrative and Social Life. Washington, DC: Georgetown University Press, 2010.
SLAM BR 2017 – Laura Conceição 01 – Legendado. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (3min 4seg). Publicado pelo canal GICA TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YCmktAXSqNU. Acesso em: 09 jul. 2020.
SMITH, M.; KRAYNAK, J. Take the Mic: The Art of Performance Poetry, Slam, and the Spoken Word. Naperville: Sourcebooks MediaFusion, 2009.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 1ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.