POR UM QUADRO CONCEITUAL DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camila Leopoldina Batista dos Santos
https://orcid.org/0000-0002-9462-9082

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e argumentar em favor de um quadro conceitual para a análise e interpretação dos processos de construção da identidade racial. Esse quadro se fundamenta na literatura sobre narrativas biográficas, refletindo sobre categorias teóricas como performatividade, iterabilidade e citacionalidade, contextualização e trajetórias textuais com forte potencial para compreensão das experiências pessoais com o racismo narradas que circulam pelo tempo e espaço. Esse quadro, além de permitir uma desnaturalização da identidade racial, possibilita uma compreensão dos processos de positivação da identidade negra que vem acontecendo ao longo dos anos e da responsabilidade dos falantes ao entextualizar determinados discursos e ao interpelar os sujeitos em suas subjetividades construídas por meio da linguagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Santos, C. L. B. dos. (2021). POR UM QUADRO CONCEITUAL DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL. Caderno De Letras, (40), 77-94. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20736
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Camila Leopoldina Batista dos Santos, Universidade Federal de Goiás Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora de Língua portuguesa, Língua Inglesa e Linguística Aplicada do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia. Graduada em Letras e mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente dedica-se aos estudos doutorais sobre identidade racial, narrativas e trajetórias textuais no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (PPLL-UFG). 

Referências

AUSTIN, J. L. How to do things with words. Cambridge: Harvard University Press, 1976./ Quando Dizer é Fazer – Palavras e Ação. Trad. Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
AYODELE, C.; FILICE, R.C.G. Trajetória da educação do negro no Brasil: movimento negro e políticas públicas. In: MORAES, C. C.P.; LISBOA, A. S.; OLIVEIRA, L.F. (orgs.). Educação para as relações etnicorraciais. Goiânia: FUNAPE, UFG/Ciar, 2012.
BAUMAN, R.; BRIGGS, C. L. Poetics and performance as critical perspectives on language and social life. Annu. Rev. Anthropol., (19), pp.59-88, 1990.
BENTO, M. A. S. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, I.; BENTO, M. A. S. (orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.
BLOMMAERT, J. Discourse: a critical introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
BORBA, R. A linguagem importa? Sobre performance, performatividade e peregrinações conceituais. Cadernos Pagu, (43): julho-dezembro, pp. 441-474, 2014.
BORGES, R. C. S.; MELO, G. C. V. M. Quando raça e gênero estão em questão: embates discursivos em rede social. Revista Estudos Feministas, 27(2), pp. 1-13, 2019.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
BUTLER, J. Bodies that Matter: On the Discursive Limits of “Sex”. New York: Routledge, 1993.
BUTLER, J. Excitable Speech: a Politics of the Performative. New York: Routledge, 1997.
DEVULSKY, A. Colorismo. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Jandaíra, 2021.
DERRIDA, J. Limited Inc. Trad. Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1990.
FERREIRA, A. J. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: Narrativas e Contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN, v. 6, n. 14, pp. 236-263, 2014.
GOMES, N.L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Coleção Educação para todos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, pp. 39-62, 2005.
GONZALEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, pp. 223-244, 1984.
KELL, C. Ariadne’s thread. Literacy, scale and meaning-making across space and time. In: STROUD, M.; PRINSLOO, M. (org). Language, literacy and diversity: moving words. New York: Routledge, 2015.
MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 1999.
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação, PENESB-RJ, 2003.
MUNIZ, K. S. Linguagem e Identificação: uma contribuição para o debate sobre ações afirmativas para negros no Brasil. Tese (Doutorado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
OCHS, E. Narrative Lessons. In: DURANTI. A. (ed.) A Companion to Linguistic Anthropology. Blackwell Publishing Ltd, pp. 269-289, 2004.
OLIVA, A. R.; FILICE, R. C. G. In: MORAES, C. C.P.; LISBOA, A. S.; OLIVEIRA, L.F. (orgs.). Educação para as relações etnicorraciais. Goiânia: FUNAPE, UFG/Ciar, pp. 193-248, 2012.
OTONI, P. R. Visão performativa da linguagem. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.
PINTO, J. P. Conexões teóricas entre performatividade, corpo e identidade. D.E.L.T.A., 23:1, pp. 1-26, 2007.
SANTOS, S. A. Ação Afirmativa ou a Utopia Possível: O Perfil dos Professores e dos Pós-Graduandos e a Opinião destes sobre Ações Afirmativas para os Negros Ingressarem nos Cursos de Graduação da UnB. Relatório Final de Pesquisa. Brasília: ANPEd/ 2° Concurso Negro e Educação, mimeo, 2002.
SILVA, D. C. P. Metapragmática da violência linguística: patologização das vidas trans em comentários online. Trab. Ling. Aplic., 58 (2), pp. 956-985, 2019.
SILVESTREIN, M. Indexical order and dialetics of sociolinguistics life. Language & Communication, v. 23, n. 3-4, pp. 193-229, 2003.
SOUZA, N. S. Tornar-se Negro. Rio de Janeiro: Graal, 1983.