CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS

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Rosyanne Louise Autran Lourenço
https://orcid.org/0000-0001-8756-8253
Eliana Barbosa dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-7663-0824
Lucinete Maria da Silva
https://orcid.org/0000-0002-6851-4919

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as contexturas identitárias de docentes de línguas acerca da visão apreciativa que possuem de suas praxis. Para tanto, empreendemos a discussão dos dados a partir do marco teórico constituído pelos construtos das identidades (DARVIN; NORTON, 2015; HALL, 2003; NORTON, 1995, 2000, 2011, 2013, 2016), do investimento (NORTON, 2013; NORTON; EARLY, 2011) e da agência (KLEIMAN, 2006; VAN LIER, 2010), com a finalidade de analisar as inter-relações que constituem essas contexturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista (CHIZZOTTI, 2010; MOITA LOPES, 1994), na modalidade estudo de caso (STAKE, 1994). O corpus da pesquisa consiste em narrativas verbais escritas (BARKHUIZEN, 2016; CONNELLY; CLANDININ, 1995; CLANDININ; CONNELLY, 2000) de três docentes profissionais, respectivamente, de língua espanhola, de língua portuguesa e de Libras. Os resultados obtidos apontam pontos de convergência nas conformações identitárias docentes, apesar das suas idiossincrasias e dos distintos objetos de trabalho. Concluímos que a natureza das contexturas identitárias desses profissionais desvela-se, concomitantemente, plural, pela diversidade de elementos historicamente situados que as compõem, e singular, dada à particularidade de aspectos comuns que perpassam os distintos relatos, suscitando reflexões acerca de suas imbricações para as próprias contexturas identitárias das pesquisadoras que empreenderam a investigação relatada.

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Como Citar
Lourenço, R. L. A., Santos, E. B. dos, & Silva, L. M. da. (2021). CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS. Caderno De Letras, (40), 165-182. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20739
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Rosyanne Louise Autran Lourenço, Colégio Militar de Brasília

Professora de Língua Espanhola. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Doutoranda em Linguística pela UnB.

Eliana Barbosa dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Professora de Língua Portuguesa como Língua de Acolhimento. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).

Lucinete Maria da Silva, Instituto Federal do Piauí.

Professora de Língua Portuguesa. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

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