FIOS NARRATIVOS DA EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDANTE ESTRANGEIRO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
BHABHA, H. K. O pós-colonial e o pós-moderno: a questão da agência. In: O local da cultura. Trad. M. Ávila; E. L.L. REIS; G. R. GONÇALVES. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.
CORACINI, M. J. Escrit(ur)a do corpo no corpo da escrita: da palavra à vida-morte. In: TFOUNI, L. V. (org.). Múltiplas faces da autoria. Ijuí-RS: Unijuí, 2008.
DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973.
DERRIDA, J. A escritura e a diferença. São Paulo: editora Perspectiva, 2002.
DOCUMENTÁRIO sobre Estudantes Estrangeiros em Portugal. Produção: Ana Catarina Pinto; Jorge Brito; José Miguel Forte. Coimbra: "Produção de Conteúdos para Documentários" da Escola Superior de Educação de Coimbra., 2019. Disponível em:
FINK, B. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
FREUD, S. Uma nota sobre o bloco mágico. In: Ed. standard bras., vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
GASTON, S. Derrida. Porto Alegre-RS: Artmed Editora S.A., 2012.
KRISTEVA, J. Estrangeiros para nós mesmos. Rio de Janeiro, 1994.
LEBRUN, J.P. Um mundo sem limite. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004.
RICOEUR, P. Fase documental: a memória arquivada. In:_______. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
SILVA, T. T. (org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.
SIMMEL, G. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, O. G. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.