DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA

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Marlécio Maknamara
http://orcid.org/0000-0003-0424-5657

Resumo

O artigo aborda vontades de verdade sobre os sujeitos da educação escolar, particularmente os efeitos discursivos de diferentes artefatos culturais sobre a divulgação e a constituição de posições de sujeito. Abordagens pós-críticas em torno dos modos de ver e de dizer a circulação e pulsação de vidas no campo educacional têm proporcionado estudos que articulam o educacional, o social, o histórico e o psicológico, que não subestimam os liames entre processos de subjetivação e as variadas instâncias do pedagógico. O objetivo é retomar e ampliar elementos de problematização da produção cultural de sujeitos focalizando dois tipos particulares de cultura: a cultura da mídia e a cultura da memória. Os resultados problematizam e evidenciam argumentações sobre possibilidades metodológicas para acessar vidas demandadas por artefatos da cultura da mídia e da memória. As considerações finais culminam com os efeitos éticos e estéticos que podem advir desse tipo de problematização sobre práticas de pesquisa e de formação em cursos de licenciatura. 

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Como Citar
Maknamara, M. (2021). DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA. Caderno De Letras, (40), 197-208. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20750
Seção
Dossiê
Biografia do Autor

Marlécio Maknamara

Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Produtividade em Pesquisa da UFPB 2021-2022 (Chamada Interna PROPESQ/PRPG/UFPB 03/2020). Licenciando em Letras (Português)/UFPB. Professor do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre e doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), respectivamente. Líder do Escre(vi)ver: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

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