ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM INSTITUTO DE IDIOMAS: UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.
Bakhtin, M. M. Problemas da poética de Dostoieévski. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
Borg, S. Teacher cognition in language teaching: a review of research on what language teacher think, know, believe and do. Language Teaching. Cambridge University Press, v. 36. 2003, p. 81-109.
Borges, E. F. do V. Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p.397-414, jul./dez. 2010.
Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MECSEF, 1998.
Cox, M. I. P.; Assis-Peterson, A. A. O professor de inglês: entre a alienação e a emancipação. Linguagem & Ensino, v. 4, n. 1, p. 11-36, 2001.
Cameron, D. et al. Researching Language: Issues of Power and Method. London & New York: Routledge, 1992.
Freitas, S. S. Crenças de professores de inglês sobre metodologias de ensino de LE em contexto de franquias de idiomas. Fortaleza: UECE, 2016.
Hitchcock, G.; Hughes, D. Research and the teacher: a qualitative introduction to school-based research. London: Routledge, 1995.
Leffa, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In: Bohn, H. I.; Vandresen, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988.
Lisboa, M. F. G. A avaliação em LE em escolas de idiomas: Subsídios para uma formação reflexiva do professor de línguas. Campinas: Unicamp, 2007.
Marques, L. O. C. Representação e identidade: uma análise de discurso de professores de inglês de escolas de idiomas. São Paulo: USP, 2007.
Marques, W. Aspectos Históricos Do Ensino De Língua Inglesa No Brasil: Uma Análise Discursiva Do Sujeito Na Publicidade Audiovisual De Cursos De Idiomas. Alfa, São Paulo, v.65, e8277, 2021.
Martin, T. G. Histórias contadas e recontadas: o portfólio na reflexão dos professores de inglês de cursos de idiomas. São Paulo: PUC-SP, 2006.
Muriana, M. B. O percurso da lagarta: tradição e complexidade no ensino de língua inglesa em escolas de idiomas. 2018, 141 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Oliveira, E. de. Reflexões sobre o ensino de Inglês como língua estrangeira - professores de Inglês em curso. Campinas: UNICAMP, 2002.
Oliveira, E. de; Mota, I. de O. Ensino De Língua Inglesa Na Educação Básica: Entre A ‘Qualidade’ Dos Cursos De Idioma De Iniciativa Privada E O Silenciamento Das Escolas Publicas Estaduais Paulistas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 42, n. 1, p. 125-134, Jul./Dez. 2003.
Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua estrangeira moderna. Curitiba: SEED, 2008.
Reis, S.; Van Veen, K.; Gimenez, T. (org.). Identidades de professores de línguas. Londrina: Eduel, 2011.
Reis, S. Passos para Projeto de Pesquisa. Revista X. Curitiba, v.1, n. 1, p. 81- 95, 2013.
Richards, J. C.; Rodgers, T. S. Approaches and Methods in Language Teaching: a description and analysis. New York: Cambridge University Press, 1986.
Santos, I. F. dos. Representações de professores e alunos sobre a tradução no ensino-aprendizagem de língua inglesa em uma escola de idiomas. São Paulo: PUC-SP, 2013.
Schwandt, T. A. Três posturas epistemológicas para a investigação qualitativa: interpretativismo, hermenêutica e construcionismo social. In: Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. (eds.) Planejamento da Pesquisa Qualitativa. Trad. Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.193- 217.
Senefonte, F. H. R. Informal English: Learning, Teaching and Teacher Education. 2018. 601 pages Thesis (Doctoral Degree in Language Studies) – State University of Londrina, Londrina, 2018.
Souza, C. F. de. O professor de língua inglesa em cursos de idiomas: uma análise crítico-reflexiva do exercício docente nesse “locus” de ensino-aprendizagem de LE/Inglês. Revista Contexturas, n. 21, p. 53 - 74, 2013.
Walmiro, M. P. Atravessamentos Subjetivos na Posição Sujeito-Professor em um Instituto de Idiomas. 2019, 121p. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.