ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM INSTITUTO DE IDIOMAS: UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA

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Débora Giovana Silva Avelar
Fábio Henrique Rosa Senefonte
https://orcid.org/0000-0002-8343-7165

Resumo

A pesquisa ancora-se na literatura sobre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (RICHARDS; RODGERS, 1986; LEFFA, 1998), com foco em institutos de idiomas (ALVEZ, 2010; FREITAS, 2016; MARQUES, 2007, para citar alguns). Teve como principal objetivo explorar percepções de professores acerca do ensino-aprendizagem de língua inglesa em um instituto de idiomas localizado no Paraná. Nesse sentido, um questionário, com perguntas abertas, foi aplicado a três professores atuantes nesse contexto e os resultados envolvem percepções acerca de desafios na prática docente, que é permeada por diferentes concepções de linguagem e questões relativas a material didático, autonomia didático-pedagógica, recursos humanos e estruturais, diferenças contextuais e imersão linguístico-cultural.

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Como Citar
Silva Avelar, D. G., & Senefonte, F. H. R. (2024). ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM INSTITUTO DE IDIOMAS: UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA. Caderno De Letras, (47), 27-49. https://doi.org/10.15210/cdl.vi47.24363
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Débora Giovana Silva Avelar, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 

Fábio Henrique Rosa Senefonte, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Diretor de pesquisa e professor adjunto, da subárea de Linguística Aplicada/Línguas Estrangeiras, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CP). Doutor e Mestre em Estudos da Linguagem (na linha de pesquisa ensino, aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Pela mesma universidade, também é licenciado em Letras, com habilitações em língua portuguesa e língua inglesa com suas respectivas literaturas. Tem experiência no ensino, aprendizagem e formação de professores de língua inglesa. Foi bolsista da Fulbright e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como professor assistente de língua portuguesa na Howard University (Washington DC-EUA) e aluno de pós-graduação da mesma Universidade, onde cursou disciplinas nos departamentos de Comunicação, Ciências Sociais e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Linguísticos e Literários em Inglês -ELLI". Os interesses de pesquisa abrangem Linguística/Sociolinguística aplicadas ao ensino, aprendizagem e formação de professores de línguas adicionais (com foco em variação linguística), bem como metodologia de pesquisa qualitativa.

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