EPISTEMOLOGICAL PERSPECTIVE AND DISCURSIVE CONSTRUCTION IN QUALITATIVE RESEARCH: CRYSTALLIZATION OF DATA

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Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto
https://orcid.org/0000-0002-3504-8405

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir alguns aspectos relacionados à perspectiva epistemológica da pesquisa qualitativa, assim como o processo de construção discursiva durante esse tipo de pesquisa. Para isso, este artigo discute: (i) a relação dos participantes com a pesquisadora no contexto de pesquisa, inclusive o devido posicionamento ético; (ii) o contexto de geração de dados; (iii) o perfil dos participantes e a situação de pesquisa; e (iv) o mapa visual dos principais tópicos reportados nas entrevistas. Nesse sentido, é discutido como os princípios de pesquisa qualitativa se desenvolvem em meio às diversas variáveis presentes no momento de geração de dados, especialmente em relação às imbricações interculturais. Espera-se que as discussões trazidas neste artigo possam contribuir para aumentar a conscientização acerca da cristalização de dados (aspectos qualitativos) ao lidar com investigações envolvendo seres humanos; e possam ser utilizadas como insumo para os alunos vislumbrarem o amplo escopo do planejamento de pesquisa qualitativa.

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Como Citar
Peixoto, R. A. J. R. (2024). EPISTEMOLOGICAL PERSPECTIVE AND DISCURSIVE CONSTRUCTION IN QUALITATIVE RESEARCH: CRYSTALLIZATION OF DATA. Caderno De Letras, (47), 51-70. https://doi.org/10.15210/cdl.vi47.24730
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)Universidade da Força Aérea (UNIFA)

Doutorado em Letras - Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Pesquisadora, Tradutora e Professora. Pós-Doutoranda em Linguística de Corpus pela Universidade de São Paulo (USP), Tradutora e Pesquisadora do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Pesquisadora e Professora Colaboradora da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Aeroespaciais (NEICA/UNIFA). 

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