VÍTIMAS E ABUSADORES: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO” SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO

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Talita Maria de Souza

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o discurso do movimento conservador brasileiro  Escola Sem Partido (ESP), a partir de trechos de alguns dos textos organizados em seu portal online oficial, estudado entre os anos de 2019 e 2022. Nosso objetivo com a escolha das sequências discursivas retiradas do site foi mostrar como a construção dos sentidos da palavra “professor” foi feita. Para essa análise, utilizamos o instrumental teórico da Análise de Discurso Materialista (AD), buscando explicitar a produção discursiva do movimento e tentando desconstruir os efeitos de evidência por eles formulados. A leitura aqui apresentada mostrou como os sentidos mobilizados pelo movimento rompe rotinas de memória até então existentes e tenta sedimentar no imaginário coletivo novos sentidos para “professor” e “ensino”, usando para isso uma aproximação entre o trabalho docente e o abuso sexual.

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Como Citar
de Souza, T. M. (2024). VÍTIMAS E ABUSADORES: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO” SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO. Caderno De Letras, (47), 71-84. https://doi.org/10.15210/cdl.vi47.25866
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Talita Maria de Souza, Departamento de Letras Modernas, FFLCH - USP

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, do Departamento de Letras Modernas, FFLCH - USP

Referências

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