O GÊNERO DISCURSIVO TEXTUAL MAPA: UM OLHAR LINGUAGEIRO SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR
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Resumo
Já há algum tempo vem se ampliando o debate a respeito de notícias falsas e discursos tendenciosos sendo veiculados nas mídias. Essa é uma discussão que passa pelo entendimento dos gêneros discursivos e dos gêneros textuais ao se considerar seu caráter enunciativo e sociodiscursivo. Acontece que muitas vezes os mapas aparecem como parte dos textos com notícias falsas ou tendenciosas, podendo eles mesmos ser os veiculadores dessas notícias. Mas, por serem erroneamente considerados textos puramente técnicos, passam pelo leitor de forma menos crítica do que o texto escrito. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo discutir os mapas como gêneros discursivos e textuais. Para isso, foram analisados dois mapas em livros didáticos de Ensino Médio em circulação por escolas públicas brasileiras. Como resultado discute-se a necessidade de um letramento cartográfico nas escolas, a partir das reflexões da Cartografia Escolar, como meio de tornar a sociedade mais crítica na leitura de textos do gênero mapa.
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