O GÊNERO DISCURSIVO TEXTUAL MAPA: UM OLHAR LINGUAGEIRO SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR

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Jean Cássio Lima
Luiz Antônio Ribeiro

Resumo

Já há algum tempo vem se ampliando o debate a respeito de notícias falsas e discursos tendenciosos sendo veiculados nas mídias. Essa é uma discussão que passa pelo entendimento dos gêneros discursivos e dos gêneros textuais ao se considerar seu caráter enunciativo e sociodiscursivo. Acontece que muitas vezes os mapas aparecem como parte dos textos com notícias falsas ou tendenciosas, podendo eles mesmos ser os veiculadores dessas notícias. Mas, por serem erroneamente considerados textos puramente técnicos, passam pelo leitor de forma menos crítica do que o texto escrito. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo discutir os mapas como gêneros discursivos e textuais. Para isso, foram analisados dois mapas em livros didáticos de Ensino Médio em circulação por escolas públicas brasileiras. Como resultado discute-se a necessidade de um letramento cartográfico nas escolas, a partir das reflexões da Cartografia Escolar, como meio de tornar a sociedade mais crítica na leitura de textos do gênero mapa.

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Como Citar
Lima, J. C., & Ribeiro, L. A. (2024). O GÊNERO DISCURSIVO TEXTUAL MAPA: UM OLHAR LINGUAGEIRO SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR. Caderno De Letras, (47), 85-99. https://doi.org/10.15210/cdl.vi47.26605
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jean Cássio Lima, CEFET- MG/SESI FIEMG

Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET- MG. Professor de Geografia e Itinerários Formativos de Ciências Humanas no Ensino Médio da rede de ensino SESI FIEMG e autor de material didático no mercado de editoração.

Luiz Antônio Ribeiro, CEFET MG

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua como Professor EBTT, no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na Linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia; no curso de Letras: Tecnologias em Edição, e no ensino médio do Cefet-MG.

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