O GÊNERO DISCURSIVO TEXTUAL MAPA: UM OLHAR LINGUAGEIRO SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam no Caderno de Letras concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Autores de trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
Referências
Bakhtin, M. M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p.11– 107.
Boulos Júnior, A. Multiversos: ciências humanas: globalização, tempo e espaço. In: Boulos Júnior, A.; Cândido da Silva, A.; Furquim Júnior, L. Multiversos. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020a.
Boulos Júnior, A. Multiversos: ciências humanas: trabalho, tecnologia e desigualdade. In: Boulos Júnior, A.; Cândido da Silva, A.; Furquim Júnior, L. Multiversos. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020b.
Bronckart, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Pericles Cunha. São Paulo: EDUC – Editora da PUC-SP, 1999.
Cazden et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. In: Ribeiro, A. E.; Corrêa, H.T. (orgs.). Trad. Adriana Alves Pinto et al. Belo Horizonte: LED, 2021.
Matsumoto, P. S. S.; Catão, R. de C.; Guimarães, R. B. Mentiras com mapas na geografia da saúde: métodos de classificação e o caso da base de dados de LVA do SINAN e do CVE. In: Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 211–225, 2017. DOI: 10.14393/Hygeia132618. Disponível em:
Nogueira, R. E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Editora da UFSC. 2 ed. 2008.
Pires, C. de Q.; Aguiar, R. C. de; Tartaruga, I. G. P. A importância da cartografia temática na análise de dados socioeconômicos. Poster em Fundação de Economia e Estatística. 2016. Disponível em:
Richter, D. A linguagem cartográfica no ensino em Geografia. In: Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 283, 286-287, jan./jun., 2017. Disponível em:
Rojo, R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: Meurer, J. L.; Bonini, A.; Motta-Roth, D. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial. 1. ed. 2014.
Santos, M. Técnica, Espaço, Tempo. São Paulo: Edusp. 5. ed. 2013.
Silva, M. Cm da. A noção de gênero em swales: revisitando conceitos. In: RECORTE Revista de linguagem, cultura e discurso. Ano 2 Número 3. 2005. Disponível em:
Tuler, M.; Saraiva, S. Fundamentos de Geodésia e Cartografia. 1. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2016.
Vigotski, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 1999.