DAS PÁGINAS ÀS TELAS: A TRANSCRIAÇÃO EM ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE

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Nathalia Lopes da Silva

Resumo

O conceito de transcriação envolve a ideia de que o processo de tradução de uma obra literária abarca processos criativos que proporcionam a recriação desses textos e não somente a sua tradução literal. Acredita-se que quando uma obra ganha representações em outras mídias esse movimento também se desenvolve, configurando-se não apenas como uma adaptação, mas desenvolvendo um processo de transcriação em que novos elementos são adicionados de acordo com o contexto sociocultural e as particularidades da plataforma para qual o produto final é produzido. Diante disso, realiza-se no presente estudo uma análise da obra literária Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, lançada em 1934, e de suas representações para o cinema e dos filmes homônimos, lançados em 1974 e 2017, a fim de verificar as características do processo de transcriação na relação entre o livro e os filmes. Esta análise é desenvolvida com base em Campos (2013) para abordar o conceito de transcriação e Aumont et al (2012) para observar aspectos referentes à linguagem cinematográfica.

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Como Citar
Lopes da Silva, N. (2024). DAS PÁGINAS ÀS TELAS: A TRANSCRIAÇÃO EM ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE. Caderno De Letras, (47), 115-131. https://doi.org/10.15210/cdl.vi47.26704
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nathalia Lopes da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (UFMS). Mestra em Comunicação e Indústria Criativa pela Universidade Federal do Pampa (2019). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (2013). 

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