Sobre a Revista

A Revista Cadernos de Educação é um periódico científico eletrônico, cuja edição e publicação são de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O Periódico tem como objetivo contribuir para a disseminação e publicação de artigos provenientes da comunidade científica nacional e internacional, os quais abordam questões pertinentes ao campo educacional. 
A Revista Cadernos de Educação prioriza a publicação de trabalhos de pesquisa já concluídos. Além dos artigos científicos, que representam o cerne do periódico, outras formas textuais são regularmente aceitas e publicadas, incluindo entrevistas e resenhas. Ademais, o periódico organiza e publica, anualmente, sessões temáticas e dossiês.

IDIOMAS DA PUBLICAÇÃO
A Revista Cadernos de Educação publica artigos em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa. 

QUALIS/ CAPES:
O periódico está classificado no estrato A2 de acordo com a avaliação quadrienal da Capes (2017-2020).

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Humanas - Educação

ANO DE FUNDAÇÃO: 1992

ISSN:
2178-079X Cadernos de Educação-UFPel (on-line)
0104-1371 Cadernos de Educação-UFPel (impresso)

E-MAIL: revista.ce@ufpel.edu.br

ENDEREÇO:
Faculdade de Educação (FaE)
R. Cel. Alberto Rosa, 154 - Centro, Pelotas - RS, 96010-770
Telefone: (53) 3284-3200

PERIODICIDADE
A partir do número 65 (2021), a Revista Cadernos de Educação implementou a política de publicação em fluxo contínuo (rolling pass), com o objetivo de otimizar a divulgação científica dos trabalhos que tenham completado todas as etapas do processo editorial. 

FOCO E ESCOPO
Cadernos de Educação tem como missão a divulgação da produção científica por meio da publicação de textos originais que elevem o debate na pluralidade presente na área da educação contemporânea. O propósito é instigar debates e discussões intelectuais que estimulem a reflexão crítica, ao mesmo tempo em que fomentem a disseminação do conhecimento científico em escala nacional e internacional, com especial atenção à produção científica regional e do interior do Brasil.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Revista Cadernos de Educação não cobra taxas de submissão e ou publicação para os autores. O periódico proporciona acesso livre e imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer gratuitamente o conhecimento científico ao público amplia a democratização global do conhecimento. O periódico autoriza a leitura, o download, a distribuição, a impressão e o compartilhamento por link dos artigos, desde que para fins não comerciais, sem modificar o texto e sempre citando a referência da publicação original.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
Os artigos submetidos à Revista Cadernos de Educação são enviados a dois (duas) parceristas ad hoc.  Em caso de serem emitidos um parecer positivo e um negativo, os trabalhos são encaminhados a um (a) terceiro (a) parecerista para o desempate. 
Todos (as) os (as) pareceristas são indicados (as) por um (a) membro da Equipe Editorial. Esse (a) editor (a) também analisa os pareceres dos (as) revisores (as) e emite um relatório final conclusivo, que é submetido à equipe editorial e, se aprovado, enviado para revisão linguística (sob responsabilidade dos autores).
O processo de revisão adotado é duplo-cego. Assim, nem os (as) revisores (as) ad hoc sabem quem são os (as) autores (as) dos artigos, nem os (as) autores (as) sabem quem são os (as) revisores (as).

ARQUIVAMENTO
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais em https://www.lockss.org/

PRESERVAÇÃO DIGITAL DO ACERVO
Cadernos de Educação tem como uma de suas premissas a preservação digital dos seus conteúdos científicos pulicados, bem como dos metadados produzidos. Nesse sentido sua política de preservação digital busca garantir a continuidade e acesso a longo prazo de toda documentação do periódico.
A considerarmos as premissas de integridade dos dados, autenticidade, acessibilidade e segurança, Cadernos de Educação assume o compromisso de mater múltiplas cópias do acervo em diferentes recursos de armazenamento de dados. Desse modo, a realização de backups é feita de forma regular.

INTEGRIDADE E DETECÇÃO DE PLÁGIO
Todos os textos submetidos ao periódico Cadernos de Educação são analisados para detectar plágio utilizando o software CopySpider. Caso seja identificado plágio, o texto é recusado. A tolerância para autoplágio é de até 30%, excluindo-se citações e referências desse percentual.

BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
O conselho editorial desta Revista se pauta pelas Diretrizes utilizadas pelo “Council of Science Editors” para promover integridade em publicações de periódicos científicos.  Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento da Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC, disponível no link:

LICENCIAMENTO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional