Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores e Passos da Tramitação".
  • O manuscrito submetido não reproduz total ou parcialmente, conteúdos de trabalhos já publicados, sem a devida creditação, de modo que configurem plágio ou auto-plágio.

  • O trabalho atribui autoria e co-autoria a todas as pessoas que efetivamente participaram da elaboração do manuscrito. 
  • O trabalho foi submetido à rigorosa revisão linguística tanto na língua portuguesa quanto na língua estrangeira.
  • Em caso de aprovação, para edição final, responsabilizo-me em adicionar uma declaração do(a) revisor(a) de língua portuguesa contendo os dados de identificação do profissional (nome completo, CPF , e-mail).

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

DIRETRIZES PARA AUTORES E PASSOS DA TRAMITAÇÃO
a) O manuscrito deve ser elaborado no Template da Revista:
b) Depois de editado pelos autores, o manuscrito deverá ser submetido no sistema de submissão
c) Os manuscritos que estiverem fora dos critérios editoriais serão devolvidos aos autores (as).
d) Serão rejeitados os manuscritos que sejam meramente descritivos e que não desenvolvam uma análise teórico-metodológica.
e) Serão rejeitados relatos de experiência. 
f) Na submissão, sugere-se que os manuscritos venham acompanhado de um documento garantindo a revisão gramatical. Caso o artigo seja aprovado, deverá, obrigatoriamente, passar por revisão gramatical, ficando a cargo do(s) autor(es) . Para edição final, é necessário adicionar em "Documento Suplementar" - "outros",  a declaração do(a) revisor(a) de língua portuguesa contendo os dados de identificação do profissional (nome completo, CPF, e-mail), título do artigo revisado e nome dos autores. Modelo de Declaração de Revisão
g) Para submissão de manuscritos, é obrigatório que, no mínimo, um dos autores tenha o título de doutor
h) O artigo pode ter até 4 autores.
i)  Por favor, observar o preenchimento correto dos Metadados, principalmente: nome dos autores, ORCID, e-mail, afiliação institucional, título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa, espanhola e inglesa, bem como as referências de acordo com a ABNT.
j) Caso aprovado na avaliação técnica e quanto aos critérios editoriais iniciais, o manuscrito segue para avaliação duplo-cega de pares:
* Todos os manuscritos são avaliados por, pelo menos, dois pareceristas. O parecer deverá considerar os critérios de avaliação do periódico que prevê análise da relevância do tema, da consistência teórico-metodológica, da clareza e do atendimento às normas editoriais do periódico. Caso haja divergências quanto à avaliação, os editores submeterão o manuscrito a um terceiro parecerista a fim de subsidiar a decisão final. Os (as) avaliadores (as) podem aprovar a publicação do manuscrito, sugerir modificações ou rejeitar a publicação. Os (as) autores (as) são informados sobre todo o processo de avaliação.
À Comissão Editorial da Revista Cadernos de Educação é reservado o direito à decisão final sobre a publicação.

NORMAS GERAIS: 
Cadernos de Educação aceita para publicação artigos de autores (as) brasileiros (as) e estrangeiros (as) originados de pesquisas, entrevistas e resenhas. 
Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, apresentar consistência teórica e metodológica e realizar contribuição relevante para a área da Educação, além de atender às normas para publicação e aos princípios da ética na pesquisa.
A submissão de trabalhos à Revista Cadernos de Educação, pressupõe que:
a) não tenham sido publicados e nem estejam sendo submetidos a outros periódicos ou incluídos em livros;
b) todos (as) os (as) autores (as) têm conhecimento de sua participação e aprovaram a submissão, e possível publicação do trabalho na Revista;
c) os (as) autores (as) seguiram todos os procedimentos éticos recomendados para pesquisas na área da Educação;
d) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação (sujeitos empíricos) pessoal aprovou a citação;
e) reprodução de partes de textos ou de figuras e/ou tabelas de outras publicações devem ser devidamente referenciadas para evitar o crime de plágio;
f) no caso de aceite para publicação, os (as) autores (as) concordam em ceder os direitos autorais à Revista Cadernos de Educação.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MANUSCRITOS
Todas as modalidades de trabalhos devem seguir as normas da Revista, especificadas abaixo:
a) os textos devem ser escritos em Português, Inglês, Francês ou Espanhol;
b) os artigos e as entrevistas devem conter, no máximo 10.000 palavras (incluindo notas de rodapé, tabelas, quadros, figuras e referências);
c) as resenhas devem conter, no máximo, 3.500 palavras;
d) os dossiês, propostos pela Equipe Editorial ou por um grupo de autores(as), devem atender às normas da Revista. Os artigos que compõem o dossiê devem ser em número mínimo de 8 e máximo de 12. Eles passarão individualmente pelo processo avaliativo regular da Revista. Se somente um número pequeno deles for aprovado, estes irão ser publicados no fluxo contínuo do periódico.
e) todos os textos devem ser obrigatoriamente submetidos em arquivos Microsoft Wordapós inseridos no template
f) informações especificas quanto à formatação geral do texto (fonte, tamanho da fonte, palavras-chave, referências etc.) são encontradas no template acima mencionado.
g) o manuscrito deverá seguir as normas recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (https://www.normasabnt.org/citacoes/)
h) Para garantir o procedimento double-blind (duplo cego) adotado pela revista, os autores devem submeter dois arquivos através do sistema (documento original e documento suplementar). No documento original – para avaliação cega – o nome dos(as) autores(as) NÃO deve aparecer no corpo do artigo. No documento suplementar será enviado a cópia identificada, com os nomes dos autores (as) e seus respectivos dados biográficos: nome, maior titulação, filiação institucional (mencionar quando um dos autores for pesquisador produtividade), participação em grupos de pesquisa, e-mail, endereço do currículo lattes e orcid.
i) Pede-se, também, a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.
j) ) Os textos devem ser encaminhados diretamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) disponível no seguinte endereço eletrônico:  http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/index
k) Será observado o intervalo de dois anos entre a publicação de um texto escrito por um autor e o início de um novo processo de submissão pelo mesmo.

Ética  na Pesquisa
A publicação de artigos que contém resultados de pesquisa envolvendo seres humanos e realizadas no Brasil deve ser amparada por aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos); e a Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais).
Os procedimentos éticos e as decisões tomadas baseiam-se nos seguintes documentos:
Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
Documento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Ética e integridade na prática científica;
E-book Ética e Pesquisa em Educação: subsídios - v. 1 (ANPEd);

Documentos para Consulta:
ANPED - COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA E INTEGRIDADE
Comissão de Integridade na Atividade Científica
Ética e integridade na prática científica - CNPq
Guia de Boas Práticas Científicas e Integridade Acadêmica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
Guia Scielo de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Dossiê

Artigos submetidos via edital específico

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.