Notícias
DOSSIÊ TEMÁTICO: PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
Editor Responsável: Dra. Síglia Pimentel Höher Camargo (Universidade Federal de Pelotas - UFPel)
Proponentes:
Dra. Patricia Weiduchadt (Universidade Federal de Pelotas - UFPel)
Dra. Richéle Timm dos Passos da Silva (Universidade Federal de Pelotas - UFPel)
Reina Saldaña (Universidad San Boaventura – Colombia)
Juan Guilhermo Sapulveda Mansilla (Universidad Catolica de Temuco – Chile)
Apresentação:
Como objetivo principal do grupo de pesquisadores do Observatório Global de Patologias Sociais, originado a partir do Programa CAPES Print/UFPEL, está a discussão das patologias sociais, suas origens e interfaces com as ciências sociais e a saúde, assim como com as áreas da educação e formação docente. A fim de oportunizar a divulgação das ações investigativas, propõe-se o dossiê temático: Patologias Sociais e interfaces com a Educação na Revista Cadernos de Educação da Faculdade de educação e do PPGE da UFPEL. Este dossiê é uma das etapas do compromisso em avançar na publicação de resultados de pesquisas que estão sendo realizadas a partir da inter-relação entre as distintas áreas do conhecimento nos níveis nacional e internacional. Trata-se de reunir textos considerando a noção transversal das patologias sociais e suas interfaces com a educação. Sem dúvidas, o mundo contemporâneo tem sido cada vez mais identificado como terreno fértil para as patologias sociais que geram sofrimentos individuais, e afetam também a convivência social entre as pessoas.A educação, enquanto área imprescindível para a transformação social, pode contribuir para a produção de reflexões que visem a redução das vulnerabilidades individuais e coletivas e na promoção do bem-estar social. Nesse sentido, dossiê pretende expor essa interdependência das áreas ao focar em questões socioeducacionais. Convidamos a todos/as que pesquisam essa temática e compreendem as patologias sociais na sua interface com a educação para enviarem seus textos, construindo, conjuntamente com o PPGE UFPel e o grupo do Observatório Global de Patologias Sociais, um diagnóstico dessa realidade, comprometido para o prognóstico saudável de convivência social e formação educacional.
Prazo: Envio dos textos até 30 de junho de 2024 pelo sistema da revista em:https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions
Os autores devem submeter seus textos para a Seção: Dossiê Patologias Sociais
Previsão de publicação: janeiro de 2025.
Link para orientações gerais para submissão na Revista Cadernos de Educação
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions
THEMATIC DOSSIER: SOCIAL PATHOLOGIES AND INTERFACES WITH EDUCATION
Responsible Editor: Dr. Síglia Pimentel Höher Camargo (Federal University of Pelotas - UFPel)
Proponents:
Dr. Patricia Weiduhadt (Federal University of Pelotas - UFPel)
Dr. Richéle Timm dos Passos da Silva (Federal University of Pelotas - UFPel)
Reina Saldaña (Universidad San Boaventura – Colombia)
Juan Guilhermo Sapulveda Mansilla (Universidad Catolica de Temuco – Chile)
Presentation:
The main objective of the group of researchers from the Global Observatory of Social Pathologies, originated from the CAPES Print/UFPEL Program, is the discussion of social pathologies, their origins and interfaces with social sciences and health, as well as with the areas of education and teacher training. In order to provide opportunities for the dissemination of investigative actions, the thematic dossier is proposed: Social Pathologies and interfaces with Education in the Journal Cadernos de Educação of the Faculty of Education and PPGE of UFPEL. This dossier is one of the stages of the commitment to advance in the publication of research results that are being carried out based on the interrelationship between different areas of knowledge at national and international levels. It involves bringing together texts considering the transversal notion of social pathologies and their interfaces with education. Without a doubt, the contemporary world has been increasingly identified as fertile ground for social pathologies that generate individual suffering, and also affect social coexistence between people. Education, as an essential area for social transformation, can contribute to the production of reflections aimed at reducing individual and collective vulnerabilities and promoting social well-being. In this sense, the dossier intends to expose this interdependence of the areas by focusing on socio-educational issues. We invite everyone who researches this topic and understands social pathologies in their interface with education to send their texts, building, together with PPGE UFPel and the Global Observatory of Social Pathologies group, a diagnosis of this reality, committed to the healthy prognosis of social coexistence and educational training.
Deadline: Submission of texts by June 30, 2024 through the journal system at: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions
- Authors must submit their texts to the Section: Social Pathologies Dossier
Publication forecast: January 2025.
Link to general guidelines for submission to the Journal Cadernos de Educação
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions
DOSSIER TEMÁTICO: PATOLOGÍAS SOCIALES E INTERFACES CON LA EDUCACIÓN
Redactor Responsable: Dra. Síglia Pimentel Höher Camargo (Universidad Federal de Pelotas - UFPel)
Proponentes:
Dra. Patricia Weiduhadt (Universidad Federal de Pelotas - UFPel)
Dr. Richéle Timm dos Passos da Silva (Universidad Federal de Pelotas - UFPel)
Reina Saldaña (Universidad San Boaventura – Colombia)
Juan Guilhermo Sapulveda Mansilla (Universidad Católica de Temuco – Chile)
Presentación:
El principal objetivo del grupo de investigadores del Observatorio Global de Patologías Sociales, originado en el Programa CAPES Print/UFPEL, es la discusión de las patologías sociales, sus orígenes e interfaces con las ciencias sociales y de la salud, así como con las áreas de educación. y formación docente. Con el objetivo de brindar oportunidades para la difusión de acciones de investigación, se propone el dossier temático: Patologías Sociales e interfaces con la Educación en la Revista Cadernos de Educação de la Facultad de Educación y PPGE de la UFPEL. Este dossier es una de las etapas del compromiso de avanzar en la publicación de los resultados de las investigaciones que se están realizando a partir de la interrelación entre diferentes áreas del conocimiento a nivel nacional e internacional. Se trata de reunir textos considerando la noción transversal de patologías sociales y sus interfaces con la educación. Sin duda, el mundo contemporáneo ha sido identificado cada vez más como un terreno fértil para patologías sociales que generan sufrimiento individual, y también afectan la convivencia social entre las personas. La educación, como ámbito esencial para la transformación social, puede contribuir a la producción de reflexiones encaminadas a reducir las vulnerabilidades individuales y colectivas y promover el bienestar social. En este sentido, el dossier pretende exponer esta interdependencia de los ámbitos centrándose en cuestiones socioeducativas. Invitamos a todos los que investigan este tema y entienden las patologías sociales en su interfaz con la educación a enviar sus textos, construyendo, junto al PPGE UFPel y el grupo Observatorio Global de Patologías Sociales, un diagnóstico de esta realidad, comprometido con el pronóstico saludable de la convivencia social y formación educativa.
Prazo: Envio dos textos até 30 de junho de 2024 pelo sistema da revista em:https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions
- Os autores devem submeter seus textos para a Seção: Dossiê Patologias Sociais
Previsão de publicação: janeiro de 2025.
Link para orientações gerais para submissão na Revista Cadernos de Educação
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions
-
2024-08-09Chamada para o Dossiê temático: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE E NO PÓS-CRISE PANDÊMICA. Editor Responsável: Dra. Marta Nörnberg (Universidade Federal de Pelotas - UFPel) Proponentes: Dra. Diana Paula Salomão de Freitas (Universidade Federal de Pelotas - UFPel) Dra. Mayra da Silva Cutruneo Ceschini (Prefeitura Municipal de são Gabriel) Elena Maria Billig Mello (Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.) Saiba mais sobre DOSSIÊ TEMÁTICO: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE E NO PÓS-CRISE PANDÊMICA
-
ATENÇÃO!!!
2024-05-21Em decorrência da calamidade pública dectretada para o Estado do Rio Grande do Sul e em solidadriedade aos autores gaúchos, o prazo para submissão de artigos para o DOSSIÊ: PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO foi PRORROGADO para o dia 30 de junho de 2024. Para mais informações acesse o link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/announcement Saiba mais sobre ATENÇÃO!!! -
Dossiê: Juventudes e o Ensino Médio
2024-01-11Prorrogada a data de submissão de artigos para o dossiê "Juventudes e o Ensino Médio”. O prazo é até o dia 10 de fevereiro de 2024 e as submissões devem ser feitas na plataforma da revista Cadernos de Educaçãoaté https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions. Saiba mais sobre Dossiê: Juventudes e o Ensino Médio -
ATENÇÃO!!!
2023-09-18Prorrogado o prazo para envio de sua submissão para o dossiê Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis até 30 de setembro de 2023 Saiba mais sobre ATENÇÃO!!! -
DOSSIÊ TEMÁTICO: JUVENTUDES E O ENSINO MÉDIO
2023-09-08Estão abertas as submissões de artigos para o dossiê "Juventudes e o Ensino Médio”. O prazo é até o dia 10 de janeiro de 2024 e as submissões devem ser feitas na plataforma da revista Cadernos de Educação. Saiba mais sobre DOSSIÊ TEMÁTICO: JUVENTUDES E O ENSINO MÉDIO -
DOSSIÊ TEMÁTICO: “Tudo que nóiz tem é nóiz”: pesquisas com os cotidianos e os diferentes praticantespensantes da Educação e dos Movimentos Sociais Populares
2023-03-20 -
DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio cultural
2022-08-25ABERTURA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio culturalProponentes: Prof. Dr. José Edimar de Souza (UCS)Prof. Dr. Fabiano Quadros Rückert (UFMS)Prof. Dr. Rodrigo Luís dos Santos (IFFAR)Previsão da publicação: primeiro semestre de 2023Envio de textos até 15 de janeiro de 2023.Ementa:Investigar instituições representa compreendê-las nas suas mais complexas relações sociais. Como o próprio termo indica, se refere ao instituído, trata-se de entidades que asseguram elementos centrais de uma sociedade e que se identificam em diferentes áreas que compõem o tecido social, como política, economia, cultura e a educação. O dossiê propõe acolher pesquisas que analisam os processos de transformações ocorridas no campo da historiografia da educação, as perspectivas teóricas e metodológicas no procedimento de pesquisas sobre instituições escolares e o patrimônio cultural e histórico educativo. Nesse sentido, as investigações que analisam práticas e culturas desenvolvidos em distintos espaços e tempos, a continuidade e descontinuidade dos processos de escolarização formal desenvolvidos em: colégios, grupos escolares, escolas étnicas e comunitárias, escolas isoladas; bem como se interessa pelos estudos do cotidiano, dos modos de fazer, de organizar e ainda das relações entre cultura da escola e cultura material escolar; dos fundamentos da Cultura Escolar; das contribuições da Cultura Escolar no ensino e na pesquisa histórica como produção de memória e do patrimônio histórico, cultural e educativo. Além disso, serão recebidos artigos que compreendam o patrimônio como bens culturais, uma vez que se encontram em constante processo de construção e reconstrução, compreendendo os usos, expressões, conhecimentos, técnicas, objetos, artefatos que produzem os diferentes grupos sociais na vida em comunidade. Saiba mais sobre DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio cultural -
Reabertura das submissões
2022-04-01Cadernos de Educação anuncia que estará recebendo novas submissões a partir do dia 11/04/2022. Saiba mais sobre Reabertura das submissões -
Edição comemorativa está no ar!
2021-10-24Está no ar o número 65 de 2021!Edição Comemorativa dos 45 anos da FAE/UFPEL. Saiba mais sobre Edição comemorativa está no ar! -
**ATENÇÃO - Submissões de novos artigos estão suspensas
2021-08-13A revista Cadernos de Educação informa que as submissões de novos artigos estão suspensas a partir de 13/08/2021, por tempo indeterminado. Saiba mais sobre **ATENÇÃO - Submissões de novos artigos estão suspensas -
NOVA POLÍTICA EDITORIAL
2021-01-26A partir do número 64, a Revista Cadernos de Educação adotará uma nova politica editorial de publicação em fluxo contínuo. Saiba mais sobre NOVA POLÍTICA EDITORIAL -
NOVOS INDEXADORES
2017-10-26A Cadernos de Educação está sendo indexada por vários indexadores, passa a partir deste ano a utilizar o DOAJ - Directory of Open Access Journals para dar mais visibilidade à revista e aos artigos publicados. Os artigos publicados na revista passam a ser indexados Latindex, Reduc, Diadorim, Google Acadêmico, CAPES Periódicos, INEP-BBE e DOAJ. Saiba mais sobre NOVOS INDEXADORES -
Indexadores
2017-05-11A Cadernos de Educação está sendo indexada por vários indexadores, passa a partir deste ano a utilizar o Google Acadêmico para dar mais visibilidade à revista e aos artigos publicados. Saiba mais sobre Indexadores -
Novo layout da revista
2017-03-24Cadernos de Educação a partir de agora está com novo projeto gráfico. Saiba mais sobre Novo layout da revista