Notícias
DOSSSIÊ TEMÁTICO: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM PROCESSOS FORMATIVOS.
Editora Responsável: Magda Damiani.
Proponentes:
- Dr. Joelson de Sousa Morais (UFMA)
- Dra. Bárbara Cristina Sicardi Aygadoux (UFSCAR)
- Dra. Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios (UNEB).
Apresentação:
Este dossiê pretende fazer emergir as potências inventivas, criativas e poéticas das memórias, histórias e narrativas de escritas de si e do(a) outro(a), das experiências tecidas e trilhadas pelos sujeitos em seus múltiplos espaços e contextos vividos, com as afetações produzidas que se refletem em cada um(a) em dimensões que formam, transformam e emancipam consciências. Tais aspectos vislumbram possibilidades outras de construção de uma educação, formação e um desenvolvimento potencial de saberes, conhecimentos e aprendizagens nas múltiplas redes educativas e culturais com as quais são tecidas e estão enredados os sujeitos em seus cotidianos.
Por isso, nos é caro acolher, para o dossiê, textos e reflexões que tematizem discussões diversas com o aporte teórico, metodológico e epistemopolítico de estudos e pesquisas com narrativas e autobiografias em seus mais variados modos de interpretação das experiências vividas pelos sujeitos.
Submissão: Até 30 de Agosto 2025 pelo sistema da revista em:
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions.
Os autores devem submeter seus textos para a Seção: Dossiê Narrativas (Auto) biográficas em processos formativos
Publicação: no primeiro semestre de 2026.
-
2025-05-27Editora Responsável: Magda Damiani. Proponentes: Dr. Joelson de Sousa Morais (UFMA) Dra. Bárbara Cristina Sicardi Aygadoux (UFSCAR) Dra. Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios (UNEB). Saiba mais sobre NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM PROCESSOS FORMATIVOS
-
ATENÇÃO!!!
2025-05-20Informamos que o Dossiê INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE E NO PÓS-CRISE PANDÊMICA encontra-se em processo de avaliação seguindo o fluxo editorial conforme a decisão tomada pela equipe editorial. A previsão de publicação do dossiê está programada para o segundo semestre de 2025. Saiba mais sobre ATENÇÃO!!! -
DOSSIÊ TEMÁTICO: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE E NO PÓS-CRISE PANDÊMICA
2024-08-09Chamada para o Dossiê temático: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE E NO PÓS-CRISE PANDÊMICA. Editor Responsável: Dra. Marta Nörnberg (Universidade Federal de Pelotas - UFPel) Proponentes: Dra. Diana Paula Salomão de Freitas (Universidade Federal de Pelotas - UFPel) Dra. Mayra da Silva Cutruneo Ceschini (Prefeitura Municipal de são Gabriel) Elena Maria Billig Mello (Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.) Saiba mais sobre DOSSIÊ TEMÁTICO: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE E NO PÓS-CRISE PANDÊMICA -
ATENÇÃO!!!
2024-05-21Em decorrência da calamidade pública dectretada para o Estado do Rio Grande do Sul e em solidadriedade aos autores gaúchos, o prazo para submissão de artigos para o DOSSIÊ: PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO foi PRORROGADO para o dia 30 de junho de 2024. Para mais informações acesse o link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/announcement Saiba mais sobre ATENÇÃO!!! -
Dossiê: Juventudes e o Ensino Médio
2024-01-11Prorrogada a data de submissão de artigos para o dossiê "Juventudes e o Ensino Médio”. O prazo é até o dia 10 de fevereiro de 2024 e as submissões devem ser feitas na plataforma da revista Cadernos de Educaçãoaté https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions. Saiba mais sobre Dossiê: Juventudes e o Ensino Médio -
ATENÇÃO!!!
2023-09-18Prorrogado o prazo para envio de sua submissão para o dossiê Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis até 30 de setembro de 2023 Saiba mais sobre ATENÇÃO!!! -
DOSSIÊ TEMÁTICO: JUVENTUDES E O ENSINO MÉDIO
2023-09-08Estão abertas as submissões de artigos para o dossiê "Juventudes e o Ensino Médio”. O prazo é até o dia 10 de janeiro de 2024 e as submissões devem ser feitas na plataforma da revista Cadernos de Educação. Saiba mais sobre DOSSIÊ TEMÁTICO: JUVENTUDES E O ENSINO MÉDIO -
DOSSIÊ TEMÁTICO: “Tudo que nóiz tem é nóiz”: pesquisas com os cotidianos e os diferentes praticantespensantes da Educação e dos Movimentos Sociais Populares
2023-03-20 -
DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio cultural
2022-08-25ABERTURA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio culturalProponentes: Prof. Dr. José Edimar de Souza (UCS)Prof. Dr. Fabiano Quadros Rückert (UFMS)Prof. Dr. Rodrigo Luís dos Santos (IFFAR)Previsão da publicação: primeiro semestre de 2023Envio de textos até 15 de janeiro de 2023.Ementa:Investigar instituições representa compreendê-las nas suas mais complexas relações sociais. Como o próprio termo indica, se refere ao instituído, trata-se de entidades que asseguram elementos centrais de uma sociedade e que se identificam em diferentes áreas que compõem o tecido social, como política, economia, cultura e a educação. O dossiê propõe acolher pesquisas que analisam os processos de transformações ocorridas no campo da historiografia da educação, as perspectivas teóricas e metodológicas no procedimento de pesquisas sobre instituições escolares e o patrimônio cultural e histórico educativo. Nesse sentido, as investigações que analisam práticas e culturas desenvolvidos em distintos espaços e tempos, a continuidade e descontinuidade dos processos de escolarização formal desenvolvidos em: colégios, grupos escolares, escolas étnicas e comunitárias, escolas isoladas; bem como se interessa pelos estudos do cotidiano, dos modos de fazer, de organizar e ainda das relações entre cultura da escola e cultura material escolar; dos fundamentos da Cultura Escolar; das contribuições da Cultura Escolar no ensino e na pesquisa histórica como produção de memória e do patrimônio histórico, cultural e educativo. Além disso, serão recebidos artigos que compreendam o patrimônio como bens culturais, uma vez que se encontram em constante processo de construção e reconstrução, compreendendo os usos, expressões, conhecimentos, técnicas, objetos, artefatos que produzem os diferentes grupos sociais na vida em comunidade. Saiba mais sobre DOSSIÊ TEMÁTICO: Instituições, história e patrimônio cultural -
Reabertura das submissões
2022-04-01Cadernos de Educação anuncia que estará recebendo novas submissões a partir do dia 11/04/2022. Saiba mais sobre Reabertura das submissões -
Edição comemorativa está no ar!
2021-10-24Está no ar o número 65 de 2021!Edição Comemorativa dos 45 anos da FAE/UFPEL. Saiba mais sobre Edição comemorativa está no ar! -
**ATENÇÃO - Submissões de novos artigos estão suspensas
2021-08-13A revista Cadernos de Educação informa que as submissões de novos artigos estão suspensas a partir de 13/08/2021, por tempo indeterminado. Saiba mais sobre **ATENÇÃO - Submissões de novos artigos estão suspensas -
NOVA POLÍTICA EDITORIAL
2021-01-26A partir do número 64, a Revista Cadernos de Educação adotará uma nova politica editorial de publicação em fluxo contínuo. Saiba mais sobre NOVA POLÍTICA EDITORIAL -
NOVOS INDEXADORES
2017-10-26A Cadernos de Educação está sendo indexada por vários indexadores, passa a partir deste ano a utilizar o DOAJ - Directory of Open Access Journals para dar mais visibilidade à revista e aos artigos publicados. Os artigos publicados na revista passam a ser indexados Latindex, Reduc, Diadorim, Google Acadêmico, CAPES Periódicos, INEP-BBE e DOAJ. Saiba mais sobre NOVOS INDEXADORES -
Indexadores
2017-05-11A Cadernos de Educação está sendo indexada por vários indexadores, passa a partir deste ano a utilizar o Google Acadêmico para dar mais visibilidade à revista e aos artigos publicados. Saiba mais sobre Indexadores -
Novo layout da revista
2017-03-24Cadernos de Educação a partir de agora está com novo projeto gráfico. Saiba mais sobre Novo layout da revista