NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM PROCESSOS FORMATIVOS

2025-05-27
Editora Responsável: Magda Damiani. Proponentes: Dr. Joelson de Sousa Morais (UFMA) Dra. Bárbara Cristina Sicardi Aygadoux (UFSCAR) Dra. Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios (UNEB). Apresentação:  Este dossiê pretende fazer emergir as potências inventivas, criativas e poéticas das memórias, histórias e narrativas de escritas de si e do(a) outro(a), das experiências tecidas e trilhadas pelos sujeitos em seus múltiplos espaços e contextos vividos, com as afetações produzidas que se refletem em cada um(a) em dimensões que formam, transformam e emancipam consciências. Tais aspectos vislumbram possibilidades outras de construção de uma educação, formação e um desenvolvimento potencial de saberes, conhecimentos e aprendizagens nas múltiplas redes educativas e culturais com as quais são tecidas e estão enredados os sujeitos em seus cotidianos.            Por isso, nos é caro acolher, para o dossiê, textos e reflexões que tematizem discussões diversas com o aporte teórico, metodológico e epistemopolítico de estudos e pesquisas com narrativas e autobiografias em seus mais variados modos de interpretação das experiências vividas pelos sujeitos.   Submissão: Até 30 de Agosto 2025 pelo sistema da revista em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions. Os autores devem submeter seus textos para a Seção: Dossiê Narrativas (Auto) biográficas em processos formativos Link para orientações gerais acerca das submissões na Revista Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions Publicação: no primeiro semestre de 2026.   Thematic Dossier: (AUTO)BIOGRAPHICAL NARRATIVES IN FORMATIONAL PROCESSES. Responsible Editor: Magda Damiani. Proponents: Prof. Dr. Joelson de Sousa Morais (UFMA) Prof. Dr. Bárbara Cristina Sicardi Aygadoux (UFSCAR) Prof. Dr. Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios (UNEB). Presentation: This dossier aims to bring out the inventive, creative and poetic potential of memories, stories and narratives of writings of oneself and others, of experiences woven and followed by subjects in their multiple spaces and vivid contexts, with the affects produced that are reflected in each one in dimensions that form, transform and emancipate consciousness. Such aspects glimpse other possibilities for constructing education, training and a potential development of knowledge, understanding and learning in the multiple educational and cultural networks with which subjects are woven and entangled in their daily lives. For this reason, we are keen to welcome, for the dossier, texts and reflections that address diverse discussions with the theoretical, methodological and epistemopolitical approach of studies and research with narratives and autobiographies in their most varied ways of interpreting the experiences lived by the subjects. Submission: Until August 30, 2025 through the journal system at: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions. Authors must submit their texts to the Section: Dossier Narrativas (Auto) biográficas em processos formativos Link to general guidelines on submissions to the Journal Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions Publication: in the first half of 2026.   Dossier temático: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EN PROCESOS FORMADORES. Editora Responsable: Magda Damiani. Proponentes: Prof. Dr. Joelson de Sousa Morais (UFMA) Prof. Dra. Bárbara Cristina Sicardi Aygadoux (UFSCAR) Prof. Dra. Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Ríos (UNEB). Presentación: Este dossier pretende hacer emerger las potencias inventivas, creativas y poéticas de las memorias, relatos y narrativas de las escrituras propias y ajenas, de las experiencias tejidas y seguidas por los sujetos en sus múltiples espacios y contextos vividos, con los afectos producidos que se reflejan en cada uno en dimensiones que forman, transforman y emancipan la conciencia. Estos aspectos permiten vislumbrar otras posibilidades de construcción de la educación, la formación y el desarrollo potencial del conocimiento, la comprensión y el aprendizaje en las múltiples redes educativas y culturales con las que los sujetos se tejen y se entrelazan en su vida cotidiana.            Por ello, estamos interesados ​​en acoger, para el dossier, textos y reflexiones que aborden diversas discusiones con el aporte teórico, metodológico y epistemopolítico de estudios e investigaciones con narrativas y autobiografías en sus más variadas formas de interpretar las experiencias vividas por los sujetos. Presentación: Hasta el 30 de agosto de 2025. Los autores deberán enviar sus textos a la Sección: Dossier Narrativas (Auto) biográficas em processos formativos Enlace a las pautas generales para el envío a la Revista Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/sobre/envíos Publicación: en el primer semestre de 2026.