Os conceitos de gênero, sexualidade, diversidade e identidade: a produção da Secadi entre a filosofia da representação e a filosofia da diferença

Resumo

Objetiva o artigo analisar o discurso expresso nos documentos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Aborda a ideia de educação inclusiva como um fenômeno que se manifesta a partir da década de 1990, momento de produção de pesquisas, de elaboração de documentos por essa Secretaria e de ordenamentos legais. Utiliza, como abordagem metodológica, a pesquisa documental e bibliográfica e a análise do discurso. Analisa os conceitos gênero, sexualidade, diversidade e identidade problematizando os discursos pretensamente universalistas e ao mesmo tempo segregadores, uma vez que o universalismo tende a gerar exclusões e ocultamento das diferenças. Pretende, pois, analisar esses conceitos, as diferentes abordagens teóricas e suas implicações para as práticas e relações sociais.  

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Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, UFES
Professora Titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniiversidade Federal do Espírito Santo
Terezinha Maria Schuchter, UFES
Professora Associada do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo
Publicado
2018-11-21
Como Citar
Carvalho, J. M., & Schuchter, T. M. (2018). Os conceitos de gênero, sexualidade, diversidade e identidade: a produção da Secadi entre a filosofia da representação e a filosofia da diferença. Cadernos De Educação, (60). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i60.10783
Seção
Artigos