Agronegócio e Educação: o trabalho docente e a pedagogia da hegemonia

  • Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa Professor Adjunto UFRRJ/ PPGEduc

Resumo

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), entidade nacional fundada em Brasília, em 1993, realiza o Programa Educacional Agronegócio na Escola, desde 2001, nas escolas públicas. O objetivo do artigo foi analisar o papel dos professores no projeto de hegemonia da associação. Foi utilizada como procedimentos de coleta de dados a revisão de literatura e entrevistas com dezessete docentes. Concluímos que a ABAG assumiu a tarefa histórica de “Partido do Agronegócio”, articulando na sociedade civil a formação de uma dupla camada de intelectuais orgânicos e a difusão da autoimagem associada à responsabilidade socioambiental. Os professores das escolas públicas vêm sendo assimilados para o papel da difusão de uma autoimagem do agronegócio.

Biografia do Autor

Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa, Professor Adjunto UFRRJ/ PPGEduc
Professor Adjunto do Departamento Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Mestre em Educação pelo PPGE-UFRJ (2010). Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2005).
Publicado
2018-11-21
Como Citar
Lamosa, R. de A. C. (2018). Agronegócio e Educação: o trabalho docente e a pedagogia da hegemonia. Cadernos De Educação, (60). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i60.11003
Seção
Artigos