Biopolítica e Medicalização: articulações entre o saber médico e o saber pedagógico
Palavras-chave:
biopolítica, medicalização, neoliberalismo
Resumo
A educação é entendida como espaço privilegiado de regulação e captura de sujeitos dada a sua abrangência em atingir a globalidade, ou seja, uma importante estratégia para o governamento biopolítico – o governo sobre a vida do corpo-espécie da população. O artigo objetiva analisar a relação entre os saberes pedagógico e médico na constituição do sujeito-aluno, visto que cada vez mais a medicalização dos jovens sobre a égide discursiva do melhoramento da aprendizagem tem gerado efeitos constituidores dentro do espaço escolar, na prática docente e na constituição dos sujeitos inseridos nesse espaço. Como corpus discursivo deste trabalho, foram analisados o programa Saúde na Escola e reportagens da Revista Nova Escola, para entendermos a produção de sujeitos constituídos na relação entre saber médico e saber pedagógico.Downloads
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Publicado
2018-11-21
Como Citar
da Rosa, C. F., & Kopp, C. A. F. (2018). Biopolítica e Medicalização: articulações entre o saber médico e o saber pedagógico. Cadernos De Educação, (60). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i60.12371
Edição
Seção
Artigos