Biopolítica e Medicalização: articulações entre o saber médico e o saber pedagógico

  • Camila Francisca da Rosa Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Carlos Augusto Ferreira Kopp Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: biopolítica, medicalização, neoliberalismo

Resumo

A educação é entendida como espaço privilegiado de regulação e captura de sujeitos dada a sua abrangência em atingir a globalidade, ou seja, uma importante estratégia para o governamento biopolítico – o governo sobre a vida do corpo-espécie da população. O artigo objetiva analisar a relação entre os saberes pedagógico e médico na constituição do sujeito-aluno, visto que cada vez mais a medicalização dos jovens sobre a égide discursiva do melhoramento da aprendizagem tem gerado efeitos constituidores dentro do espaço escolar, na prática docente e na constituição dos sujeitos inseridos nesse espaço. Como corpus discursivo deste trabalho, foram analisados o programa Saúde na Escola e reportagens da Revista Nova Escola, para entendermos a produção de sujeitos constituídos na relação entre saber médico e saber pedagógico.
Publicado
2018-11-21
Como Citar
da Rosa, C. F., & Kopp, C. A. F. (2018). Biopolítica e Medicalização: articulações entre o saber médico e o saber pedagógico. Cadernos De Educação, (60). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i60.12371
Seção
Artigos