As perspectivas de gestores de escolas do campo da Rede Municipal de Rondonópolis/MT sobre as Políticas de Educação do Campo

  • Lindalva Maria Novaes Garske UFPEL
  • Crisnaiara Cândido
  • Lucimara Afonso Castilho
Palavras-chave: política de Educação do Campo, gestão escolar, perspectivas dos gestores.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa a respeito das perspectivas que os gestores de escolas do campo da Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis/Mato Grosso apresentam sobre as Políticas de Educação do Campo. O trabalho objetivou verificar se essas perspectivas expressam as intencionalidades que norteiam tais políticas e as convicções a respeito da singularidade e autenticidade do modo de ser e viver do trabalhador rural. A opção metodológica foi por uma abordagem qualitativa, a qual permite a compreensão dos significados atribuídos pelos sujeitos da pesquisa ao fenômeno em estudo. A pesquisa empírica se deu por meio de entrevistas com cinco gestores na condição de diretores de cinco escolas do campo. A análise e interpretação das informações coletadas apontaram que as perspectivas expressas pelos gestores entrevistados refletem os princípios e as intencionalidades das políticas de educação do campo.
Publicado
2017-12-20
Como Citar
Garske, L. M. N., Cândido, C., & Afonso Castilho, L. (2017). As perspectivas de gestores de escolas do campo da Rede Municipal de Rondonópolis/MT sobre as Políticas de Educação do Campo. Cadernos De Educação, (57). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i57.12826
Seção
Artigos