Práticas multiculturais no ensino superior? A perspectiva dos acadêmicos afro-descendentes
Resumo
O presente trabalho é fruto da pesquisa docente vinculada ao Programa de Mestrado em Educação da UCDB, “A afirmação da identidade pelo acesso à universidade: o projeto Negraeva” e tem como objetivo analisar as vozes dos estudantes em relação às posturas de educadores do ensino superior no que diz respeito à forma como estes lidam com a diferença cultural, mais especificamente em relação à diferença negra, e a partir destes resultados destacar a importância da formação dos profissionais da educação numa perspectiva multicultural. A partir da análise dos depoimentos dos alunos deste projeto, foi possível perceber que as posturas dos educadores em relação à diferença cultural, geralmente, não estão pautadas na sua formação acadêmica (inicial ou continuada), mas na formação advinda de outros tempos/espaços. Palavras-chave: Cultura, diferença, multiculturalismo.Multicultural practices in the superior study? The perspective of afro descendants academicsAbstractThis paper is a result of a teacher research connected to the Master Degree in Education Program of the Dom Bosco Catholic University called “Affirmation of identity through access to the university: The Negraeva Project.” The aim was to analyze the students voices related to the superior degree teachers postures concerning to the form they deal with the cultural difference, more specifically related to the black difference, and from these results highlight the importance of the education professional formation in a multicultural perspective. From the analyses of the students statements of this project, was possible to note that educators postures related to the cultural difference, usually, are not based on their academic formation (initial or continued) but on the formation arising from other times/spaces. Keywords: Culture, difference, multiculturalism.
Como Citar
Backes, J. L. (1). Práticas multiculturais no ensino superior? A perspectiva dos acadêmicos afro-descendentes. Cadernos De Educação, (37). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i37.1581
Edição
Seção
Artigos