Escola-cooperativa: redes e nós nas relações
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre como se cruzam as concepções de educação, escola e fazer docente pela perspectiva de professores e pais mantenedores na implantação de uma escola-cooperativa. A metodologia de pesquisa consistiu num estudo de caso e o objeto de análise, uma escola-cooperativa do interior do estado de São Paulo/Brasil. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental, conversas informais e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de uma ampla rede de poder e de confrontos de interesse tecida, de um lado, pelos mecanismos sutis de disciplina estabelecidos pelos pais mantenedores e, de outro, pelas práticas criativas de educação propostas pelos professores que buscavam construir a escola, como um espaço de exercício da prática democrática. Palavras-chave: gestão escolar; escola-cooperativa; projetos compartilhados de gestão educacional.Co-operative school: nets and knots in the relationships AbstractThe purpose of this article is to present reflections on how the conceptions about education, school and teaching profession cross each other by the supporting parents’ and teachers’ perspectives in the implementation of a co-operative school. The research methodology consisted in a case study and the object of analysis was one co-operative school from the countryside of the state of São Paulo / Brazil. The methodology procedures were the documental analysis, informalconversations and semi- tructure interviews. The results made clear the existence of a wide power net and interest confrontation, on one side, from the subtle mechanisms of discipline established by the supporting parents, and on the other side, from the creative educational practices proposed by the teachers who tried to build the school as a place of democratic practice.Keywords: school administration; co-operative school; shared projects of educational administration.
Como Citar
Onofre, E. M. C., & Hernandez, J. M. C. (1). Escola-cooperativa: redes e nós nas relações. Cadernos De Educação, (37). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i37.1582
Edição
Seção
Artigos