Ensino da escrita na escola: processos e rupturas
Resumo
O ensino de escrita fudamentado em concepções de linguagem que ocultam o fato da heterogeneidade discursiva, baseando-se no ideal da univocidade e na crença da existência de um sentido único, que pode ser controlado, promove rupturas em relação aos modos como os textos são produzidos em nossa cultura impressa e à ordem dos discursos que essa produção possibilita. Essas rupturas se referem à noção de autoria, aos modos de argumentação e demonstração, e às relações entre suporte, categorias de textos e formas de leitura/escrita. Discutem-se, neste trabalho, as consequências das rupturas na ordem do impresso para a prática escolar de leitura e produção de textos escritos.Palavras-Chave: Escrita: estudo e ensino; Análise do Discurso; Linguística AplicadaThe teaching of writing in school: processes and rupturesAbstractThe writing teaching based on languages conceptions which occult the fact of the discursive heterogeneity, based on the univocity ideal and on the belief of an existence of a unique sense, which one could be controlled, promote ruptures in relation to the pathways how the texts are produced in our impress culture and the order of the speeches which this production allowed. These ruptures refer to the authorship notions, the argumentations and demonstrations modes, and the relations among the support, the text categories and the reading/writing forms. Discuss in this work, the consequences of the ruptures in the impress order to the scholar practice of reading and writing text production.Keywords: Writing: research and teaching; Discourse Analysis; Applied LinguisticsDownloads
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Como Citar
Pietri, Émerson de. (1). Ensino da escrita na escola: processos e rupturas. Cadernos De Educação, (37). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i37.1583
Edição
Seção
Artigos