Educação Básica e formação docente no contexto das exigências do mundo do trabalho: a formação por competências em análise
Resumo
Com o objetivo de identificar os interesses do capital nas políticas para a educação básica e formação de professores para este nível de ensino, este texto é resultado de uma pesquisa de caráter teórico, tomando como referência as “Diretrizes Curriculares para a Educação Básica” e as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena”, cuja concepção nuclear tem na noção de “competência”, a orientação dos cursos. Buscando evidenciar os interesses mascarados por conta das determinações legais, conclui-se que o capital investe em formação por “competências”, correspondendo a uma epistemologia adaptativa dos sujeitos aos modos de produção, numa perspectiva pragmática voltada para o “aprender a fazer”, o que se identifica com a formação para a“qualificação”, numa reafirmação do tecnicismo. Palavras-chave: educação básica, formação de professores, competências, qualificação.Basic education and teacher education on the demands context of the productive world: the formation by competences in analysis.AbstractThe aim of to identify the capital interests on the politics for the basic education and teachers formation for this level of learning, this text results from a theoretical research based taken as references the "Curriculum Directives for Basic Education" and the "National Curriculum Directives for Teachers' Formation of the basic education, Bachelor Degree", which the core design is underlined by the notion of "competence" guide the courses. Trying to make evident the interests masked by legal definitions, was conclude that capital invest in “competences” corresponds to an adaptive epistemology of the subjects to the production modes, in a pragmatic perspective turned to a "learn to make" which identifies with the formation for “qualification” in a reaffirmation of technicism.Key Words: Basic education, Teachers formation, Competences, Qualification.
Como Citar
Pereira, S. M. (1). Educação Básica e formação docente no contexto das exigências do mundo do trabalho: a formação por competências em análise. Cadernos De Educação, (33). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i33.1650
Edição
Seção
Artigos