Violência, racionalidade instrumental e a perspectiva educacional comunicativa
Resumo
O tema do presente ensaio surge do questionamento sobre a possível relação entre o crescimento da violência e a implementação de um projeto de formação escolar orientado por princípios da racionalidade instrumental, que tem incrementado o processo de burocratização e se voltado ao atendimento das demandas sistêmicas, em detrimento dos interesses e das necessidades dos indivíduos em sua vida cotidiana. Como alternativa para tal situação e sustentando-se em Habermas, o autor defende a tese da necessidade de que a educação volte a orientar-se por princípios comunicativos e a reacoplar-se ao mundo da vida.Palavras-chave: Educação, racionalidade instrumental, teoria da ação comunicativa, educação e mundo da vida.Violence, instrumental rationality, and the communicative educational perspectiveAbstractThe theme of this paper comes from the questioning about the possible relationship between the increase of violence and the implementation of a formative school-based project guided by principles of instrumental rationality, what has been increasing the bureaucratization process and turned to the assistance to systemic demands, instead of the individual needs and interests in their everyday life. As an alternative, based on Habermas, this author defends t e thesis that there is a need for education to be guided by communicative principles and be inserted in the world and in life. Key Words: Education, Instrumental Rationality, Communicative Action Theory, Education and World of Life.Downloads
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Como Citar
Mühl, E. H. (1). Violência, racionalidade instrumental e a perspectiva educacional comunicativa. Cadernos De Educação, (33). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i33.1660
Edição
Seção
Artigos