A constituição da criança como sujeito na realidade social: as relações de interação e de intersubjetividade
Resumo
Busca-se compreender aspectos relacionados ao processo de constituição da consciência ao longo das etapas do desenvolvimento infantil, tendo como pano de fundo o modelo de desenvolvimento psicogenético proposto por Henri Wallon. Inicialmente dirige-se a atenção às formas como se concretizam, no decorrer dos estágios do desenvolvimento infantil, as relações de interação e de intersubjetividade da criança com o Outro, e que são essenciais à formação da consciência. Em seguida, reflete-se sobre a importância da dimensão afetiva das condutas nestas relações, dimensão que se constitui mediada pelas emoções. Por fim, faz-se uma breve relação da temática com a ação pedagógica.Palavras-chave: desenvolvimento infantil; intersubjetividade; consciência de siThe formation of the child as subject in society: interaction and inter-subject relationshipsAbstractAspects related to the process of conscience constitution throughout the child’s development stages are provided, with special reference to Henri Wallon’s psychogenetic development model. The manner interaction and inter-subjectivity relations maintained by the child with the Other, which are of paramount importance for conscience formation, is initially enhanced. Moreover, the importance of emotion-mediated affectivity of behavior in such relationships is discussed. The relationship between the theme and pedagogical activities is briefly commented upon. Key words: child development; inter-subjectivity; self-awareness.Downloads
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Como Citar
Guhur, M. de L. P. (1). A constituição da criança como sujeito na realidade social: as relações de interação e de intersubjetividade. Cadernos De Educação, (33). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i33.1664
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Artigos