A contemporaneidade e as novas perspectivas para a produção de conhecimentos

  • Inês Hennigen

Resumo

Entendendo que a análise da contemporaneidade é fundamental para a pesquisa em ciências humanas e sociais, focalizo nesses artigos algumas de suas peculiaridades tomando como pano de fundo as críticas ao projeto da Modernidade, cujos desdobramentos fazem-se sentir em nosso tempo. A reflexão acerca do seu modelo de ciência, que para alguns/mas estaria falido, abre espaço para a discussão acerca de outras possibilidades para o fazer científico - o que chamo de ciências ‘não-modernas’ -, a saber, as perspectivas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, Estudos Feministas e Estudos Foucaultianos.Palavras-chave: contemporaneidade, modernidade, ciência. The contemporary world and new perspectives for theknowledge productionAbstractUnderstanding that the analysis of the contemporary world is basic for the research in social and human sciences, in this article focus on some of its peculiarities taking as background the critique to the Modernity project, whose unfoldings we can sense in our time. The reflection concerning its science model, which for some people would be insolvent debtor, gives an opportunity for the discussion concerning other possibilities to scientific production - what I call not-modern sciences -, to know, the theoretical-methodological of the Cultural Studies, Feminists Studies and FoucaultianStudies.Key-words: contemporary world, Modernity, science.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Hennigen, I. (1). A contemporaneidade e as novas perspectivas para a produção de conhecimentos. Cadernos De Educação, (29). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i29.1788
Seção
Artigos