Família, escola e materiais escritos: interfaces com as práticas de letramento

  • Ana Lucia Espíndola

Resumo

Temos como objetivo neste trabalho refletir sobre as práticas de letramento em duas famílias de meios populares, através da análise de dados coletados em uma pesquisa que desenvolvemos de 2007 a 2010. Trata-se de uma pesquisa do tipo etnográfico que tem como sujeito um grupo de dezessete mães e trinta e duas crianças moradoras de um bairro de periferia da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Utilizamos como fonte de coletas de dados: a) entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos b) registros em vídeo; c) observação das residências dos sujeitos; d) questionários. Concluímos que não é possível falar de letramento em famílias de camadas populares de forma genérica e sim que precisamos buscar identificar e descrever tais práticas.Palavras-chaves: família, escola, letramentoFamily, school and written materials: interfaces with the practices of literacyAbstractOur aim in this work is to consider about the practices of literacy in two families from popular means, through the analysis of data collected in a research developed between 2007 and 2010. It’s an etinography research whose subject is a group of 17 mothers and 32 children living in the outskirts of Três Lagoas city, Mato Grosso do Sul. As a source of data we used: a)Semi-structured interview with these people; b)register in video; c) people’s survilence; d)questionaries. We conclude that it is not possible to talk about literacy in family from the low level of society in a general way but we need to search and identify these practices.Keywords: family, school, literacy
Como Citar
Espíndola, A. L. (1). Família, escola e materiais escritos: interfaces com as práticas de letramento. Cadernos De Educação, (42). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i42.2156
Seção
Artigos