A docência sensível mobilizada pelo currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS

Palavras-chave: licenciatura em pedagogia, docência sensível, currículo

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação que examinou modos de ser docente produzidos pelo currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ao gestar currículos menores nas salas de aula de suas egressas. A sustentação teórica encontra-se nos conceitos de educação maior e educação menor de Gallo (2002). O material empírico consiste em narrativas de egressas produzidas por meio de grupos focais. A análise mostrou que o currículo do curso mobiliza práticas pedagógicas marcadas pelo afeto e sensibilidade às diferenças, ao mesmo tempo em que gera um esmaecimento da docência.

Biografia do Autor

Juliana Vargas de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Pedagogia (UFRGS). Atua como Orientadora Educacional do Núcleo Acadêmico da Faculdade de Educação da UFRGS. Áreas de interesse: formação inicial e continuada de professores, políticas educacionais e currículo.

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na Linha de Pesquisa “Estudos Culturais em Educação”. Áreas de interesse: currículo, docências e Educação Matemática.

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Publicado
2025-10-03
Como Citar
Vargas de Freitas, J., & Wanderer, F. (2025). A docência sensível mobilizada pelo currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.15210/caduc.vi69.25178
Seção
Artigos

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